CaçaPesca&Amigos
bem vindo ao caçapesca&amigos, participa neste grupo de amigos, a tua opinião é importante para crescer-mos juntos, na caça,na pesca e no dia a dia, e o mais importante diverte-te com amigos.

faz a tua apresentação, para poderes ver o fórum por completo.... e poderes participar





cumprimentos

equipa caçapesca&amigos

Participe do fórum, é rápido e fácil

CaçaPesca&Amigos
bem vindo ao caçapesca&amigos, participa neste grupo de amigos, a tua opinião é importante para crescer-mos juntos, na caça,na pesca e no dia a dia, e o mais importante diverte-te com amigos.

faz a tua apresentação, para poderes ver o fórum por completo.... e poderes participar





cumprimentos

equipa caçapesca&amigos
CaçaPesca&Amigos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sabujo Espanhol

2 participantes

Ir para baixo

Sabujo Espanhol Empty Sabujo Espanhol

Mensagem por L.Agostinho Qua 19 Mar 2014 - 21:50

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]SABUJO ESPANHOL
Spanish Hound
Chien Courant Espagnol
Spanischer Laufhund
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ORIGEM
Proveniente de uma antiquíssima estirpe, chegou a seu país de origem, Espanha, durante o século XVIII. Sua beleza, principalmente funcional, lhe permitiu gozar de uma grande popularidade ao longo de sua história. Contudo, passou por momentos de verdadeira decadência, principalmente a partir da Guerra Civil Espanhola já que, durante aquele período, as raças britânicas e alemãs eram as preferidas.
Somente a partir da segunda metade do século XX, em 1980, pôde-se encontrar novamente exemplares claramente típicos de Sabujo espanhol.
Existem duas variedades: a de Monte, que pesa 25 kg aproximadamente, tem 56 cm de altura e exibe uma pelagem branca, firme, com manchas vermelhas ou negras, e o Lebreiro, que é menor (apenas 51 cm de altura) e de coloração avermelhada mais uniforme.
O Sabujo espanhol se caracteriza por ser um exemplar forte e compacto que possui um grande poder de rastrear. Também é muito inteligente e disciplinado, uma vez colocado em rastro é capaz de continuar a perseguição até o tempo que for necessário. Considerado como um cão de caça e rastreador, é um dos cães mais utilizados pelos caçadores espanhóis.

Entre os caçadores do norte da Espanha e estes sabujos, existe um excelente entendimento: os primeiros sabem interpretar com perfeição o particular tom de voz de seu cão e as diferentes modulações dos ladridos desta raça.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Graças a este entendimento, em todo momento conhecerão a fase do rastreamento na qual se encontra o Sabujo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Antigamente eram usados na caça em matilha, mas hoje esses cães são usados principalmente em serviços comunitários de rastreamento.  A raça pouco mudou através dos séculos.

APARÊNCIA GERAL
De porte médio, balanceado, de proporções alongadas, com uma cabeça graciosa e longas orelhas. É notável o desenvolvimento do seu perímetro torácico e o comprimento de seu tronco, que ultrapassa muito a altura na cernelha. Estrutura óssea compacta e membros firmes; pelagem refinada, lisa e bem assentada. O olhar é suave, triste e nobre.
É um lindo animal, que em combate com caça maior demonstra possuir uma bravura e valentia pouco comuns.
TAMANHO
Observa-se nessa raça um elevado índice de dimorfismo sexual que se reflete na diferença de tamanho entre machos e fêmeas, sendo as fêmeas sensivelmente mais baixas e menos corpulentas.

Altura na cernelha: machos entre 52 e 57 cm; fêmeas entre 48 e 53 cm.
Tolera-se um centímetro a mais na altura para exemplares de excelentes proporções.
REGIÃO CRANIANA
Cabeça harmoniosa, longa e proporcionada com as demais partes do corpo. As linhas superiores do crânio e focinho são divergentes. O
conjunto da cabeça, vista de cima, deve ser alongado e muito uniforme. Não dá a impressão de focinho pontiagudo.
A largura do crânio (média) é igual ao seu comprimento, sendo o mesmo mais largo nos machos. Perfil convexo. Visto de frente o crânio deve ser abobadado. A crista occipital é apenas marcada.
Orelhas grandes, longas e pendentes. De textura macia, formato retangular e pontas arredondadas. Inseridas abaixo da linha dos olhos e pendem livremente enroscadas em saca-rolhas. Devem alcançar bem além da trufa sem esticar. Os vasos sanguíneos são bem visíveis e a flor da pele.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
REGIÃO FACIAL
Olhos: tamanho médio, amendoados, cor avelã escuros; com uma expressão triste, nobre e inteligente. Pálpebras com a pigmentação igual à da trufa e mucosas, bem ajustadas ao globo ocular. Ligeiro afrouxamento em descanso é permitido.
Stop: suave, apenas ligeiramente marcado.
Focinho: perfil reto, um leve arqueamento apenas na sua porção final é admissível. Visto de cima, parece moderadamente retangular, diminuindo na largura ao se aproximar da trufa.
Trufa: grande, úmida com narinas bem abertas e bem desenvolvidas. Sua cor varia do claro ao preto intenso sempre em relação com a cor das mucosas.
Lábios: o superior deve encobrir claramente o inferior; é lasso e moderadamente abundante. O lábio inferior forma uma comissura labial bem marcada. A mucosa deve ser da mesma cor da trufa. Palato da mesma cor como as mucosas, com contornos bem definidos.
Mordedura/ Dentes: mordedura em tesoura. Dentes brancos e saudáveis. Caninos bem desenvolvidos, todos os pré-molares presentes.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
PESCOÇO
Cone truncado, largo e forte, musculado e flexível; pele grossa e bem lassa, que formam barbelas marcadas e lassas sem exagero.
TRONCO
Linha superior: reta, com uma ligeira depressão no dorso e convexidade do lombo, características da raça, mas sem ser dorso selado.
Cernelha: inserida para frente e ligeiramente marcada.
Dorso: poderoso, largo e de notável comprimento.
Lombo: muito largo e poderoso; ligeiramente elevado.
Garupa: poderosa, larga, mais para horizontal. A altura na cernelha deve ser a mesma ou um pouco abaixo da altura na cernelha. Levando em conta a tendência da raça em aumentar o talhe, será permitido que a garupa seja um pouco mais alta.
Peito: muito desenvolvido, largo, profundo e alto, a profundidade de peito alcançando o nível dos cotovelos. A ponta do esterno é marcada.
Costelas: redondas, com amplo espaço intercostal, formando uma grande caixa torácica.
Ventre: não muito esgalgado; os flancos são profundos, bem visíveis e cheios.
CAUDA
Grossa na raiz de inserção média. Forte e revestida de pêlos muito curtos formando um pequeno pincel na extremidade. Em repouso, seu porte é levemente curvado e pendente, ultrapassa o nível dos jarretes; no trabalho e em movimento, levanta-se em forma de sabre, sem excesso com movimento lateral contínuo. Jamais reta para cima ou deitada sobre a garupa.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
MEMBROS ANTERIORES
Perfeitamente aprumados, retos e paralelos. Parecem curtos e os tendões são claramente visíveis. O comprimento do antebraço deve ser igual ao da escápula. De ossatura forte com metacarpo potente e cotovelos realmente bem ajustados ao tórax.
Ombros: o comprimento do antebraço deve ser igual ao da escápula.
Braços: fortes.
Cotovelos: trabalhando rentes ao tórax. Angulação úmero-radial perto de 120°.
Antebraços: retos, curtos e bem aprumados. De ossatura forte.
Metacarpos: fortes, poderosa estrutura óssea. Visto de perfil, pouco inclinados.
Patas: como as do gato, dígitos compactos, falanges fortes e altas. Unhas e almofadas plantares duras. Membrana palmípede moderada e provida de pêlos finos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
MEMBROS POSTERIORES
Potentes, musculados e de excelentes angulações. Aprumos corretos, jarretes sem desvios, metatarso grosso e patas fortes. Proporcionam ao cão a força, agilidade e propulsão necessárias para vencer terrenos bem irregulares com desníveis notáveis.
Coxas: fortes e musculosas. Articulação coxofemoral próxima dos 100°.
Pernas: de comprimento médio, musculosas. Angulação femoro-tibial próxima dos 115°.
Jarretes: bem marcados com os tendões nitidamente perceptíveis. Angulação aberta dos jarretes próxima dos 120°.
Patas: como as do gato, ligeiramente ovais. Mais alongadas que as das patas anteriores. Podem ou não apresentar ergôs, que podem ser simples, raras vezes duplos, admitindo-se a remoção deles.
MOVIMENTAÇÃO
A andadura preferida é o trote, o qual é longo, constante e econômico, sem tendências à lateralidade ou ao passo de camelo. Deverá ser prestada especial atenção aos cotovelos e aos jarretes durante o movimento. A raça tem uma tendência natural de movimentar-se cheirando o solo de cabeça baixa.

PELE
Muito elástica, grossa e de cor rosada, lassa por todo o corpo; formando ocasionalmente, rugas na testa em posição de cabeça baixa.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
PELAGEM
Pêlos densos, curtos, finos e lisos (assentados). Distribuído pelo corpo inclusive nos espaços interdigitais.

COR
Branca-e-laranja, com predomínio de uma ou da outra cor, distribuídas em manchas irregulares bem definidas, sem salpicado. A cor alaranjada pode oscilar desde um tom mais claro (limão) até um ruivo, amarronzado intenso.
TAMANHO
A altura na cernelha varia, nos machos, entre 52 e 57 cm, e nas fêmeas entre 48 e 53 cm.
TEMPERAMENTO/ COMPORTAMENTO
Cão afetuoso e calmo o qual, quando em atividade de caça de presas grandes, revela extraordinária coragem e bravura.
L.Agostinho
L.Agostinho
Fundador
Fundador

Mensagens : 2372
Data de nascimento : 08/01/1976
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 48 Localização : Moita do Boi - Louriçal
Emprego/lazer : Caça , Amigos , Convivio e Natureza
Humor : No Red Line

Ir para o topo Ir para baixo

Sabujo Espanhol Empty Re: Sabujo Espanhol

Mensagem por joão paulo Qua 19 Mar 2014 - 22:28

Sabujo Espanhol 1672266536  Sabujo Espanhol 2146682490  Sabujo Espanhol 3774956652  Sabujo Espanhol 3774956652  Sabujo Espanhol 3774956652  Sabujo Espanhol 3774956652
joão paulo
joão paulo
colaborador
colaborador

Mensagens : 2407
Data de nascimento : 23/06/1970
Data de inscrição : 14/11/2013
Idade : 53 Localização : massamá
Emprego/lazer : caça & pesca
Humor : Muito bom

Ir para o topo Ir para baixo

Sabujo Espanhol Empty Re: Sabujo Espanhol

Mensagem por L.Agostinho Sáb 22 Mar 2014 - 14:13

Tenho um Amigo que tem uma femea , que nunca larga um coelho , tem um nariz muito bom ...
L.Agostinho
L.Agostinho
Fundador
Fundador

Mensagens : 2372
Data de nascimento : 08/01/1976
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 48 Localização : Moita do Boi - Louriçal
Emprego/lazer : Caça , Amigos , Convivio e Natureza
Humor : No Red Line

Ir para o topo Ir para baixo

Sabujo Espanhol Empty Re: Sabujo Espanhol

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos