CaçaPesca&Amigos
bem vindo ao caçapesca&amigos, participa neste grupo de amigos, a tua opinião é importante para crescer-mos juntos, na caça,na pesca e no dia a dia, e o mais importante diverte-te com amigos.

faz a tua apresentação, para poderes ver o fórum por completo.... e poderes participar





cumprimentos

equipa caçapesca&amigos

Participe do fórum, é rápido e fácil

CaçaPesca&Amigos
bem vindo ao caçapesca&amigos, participa neste grupo de amigos, a tua opinião é importante para crescer-mos juntos, na caça,na pesca e no dia a dia, e o mais importante diverte-te com amigos.

faz a tua apresentação, para poderes ver o fórum por completo.... e poderes participar





cumprimentos

equipa caçapesca&amigos
CaçaPesca&Amigos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cães de Parar

+3
joão paulo
zé julio
Pedro5
7 participantes

Ir para baixo

Cães de Parar Empty Cães de Parar

Mensagem por Pedro5 Seg 31 Mar 2014 - 17:36

Debate sobre cães de parar, vamos lá pessoal queria que postassem os prós e contras sobre cada uma das raças de cães de parar claro se existir alguma que não conhecem ou nunca viram caçar não metam, falem só dos que teem e conhecem, e claro que digam qual a vossa preferida.  Very Happy  Very Happy  Very Happy
Pedro5
Pedro5
Moderador
Moderador

Mensagens : 811
Data de nascimento : 23/07/1994
Data de inscrição : 09/03/2014
Idade : 29 Localização : Casais
Emprego/lazer : Estudante
Humor : Muito bom

Ir para o topo Ir para baixo

Cães de Parar Empty Re: Cães de Parar

Mensagem por zé julio Qua 2 Abr 2014 - 14:40

Pedro5 escreveu:Debate sobre cães de parar, vamos lá pessoal queria que postassem os prós e contras sobre cada uma das raças de cães de parar claro se existir alguma que não conhecem ou nunca viram caçar não metam, falem só dos que teem e conhecem, e claro que digam qual a vossa preferida.  Very Happy  Very Happy  Very Happy

Pedro no seguimento do chat de ontem:

Cada caso é um caso, cada caçador tem a sua opinião, mas, antes de se comprar um cão para nosso companheiro de jornadas de caça, temos de ter em atenção o seguinte:

Que tipo de terreno vamos caçar, a nossa condição física, a nossa capacidade de ensinar e de aprender, porque temos muito para aprender com os cães ao contrário que muitos pensam, numa ninhada qualquer que seja a raça nunca saem todos iguais e cada cão tem uma maneira diferente de se ensinar, depende do seu carácter e da sua pré-disposição para o ensino.

Vou tentar dar-te uma explicação mais ou menos simples, mas sem ser linear, porque todas as raças têm a sua utilidade e em todas as raças há os bons os médios e os que por muito que treinem nunca passam de fracos.

Em Britânicos:

O Pointer, senhor das planícies a bater terreno nenhum o iguala, nariz fenomenal, paragem firme brusca e espectacular mas no cobro tem o seu calcanhar de Aquiles.

O Setter não tão bom como o Pointer a bater e tem uma paragem linda embora diferente parece um felino, cobra melhor que o Pointer e resiste mais ao frio e menos ao calor.

Em Continentais:

O Braco Alemão, cão metódico bate o terreno a trote ou galope procura em todos os recantos, caça a tudo incluindo caça grossa, segue bem pistas de sangue, pára e cobra bem em terra ou em água, são de carácter forte e temos de ter mão neles, se mal ensinados podem dar alguns problemas dizem que são possessivos e brigões "os meus nunca tiveram esses problemas" mas treinados são dóceis e obedientes, caçam para o dono e nada lhes dá mais prazer que isso, resistem a tudo.

O Epagneul Breton é um cão meigo com excelente nariz, caça com uma resistência e velocidade impressionantes atendendo ao seu corpo, pára firme e cobra bem em terra e na água, é mais dócil que o Braco mais ligado ao dono, tem um defeito se não for corrigido, gosta de seguir rasto de pêlo, não tem a valentia do Braco mas come e caga menos.

O Perdigueiro Português é um cão que caça a trote muito ligado ao dono excelente cobrador, não faz paragens espectaculares, não é muito seguro na paragem pára em cima da caça é bom para caçar codornizes, não por falta de nariz.
Foi um cão utilizado durante décadas quase como levantador, os caçadores utilizavam-no como levantador e cobrador de perdizes porque haviam muitas e os terrenos eram difíceis de caçar como nas Serras do Larouco e Gerês onde caçava o Padre Domingos Barroso grande caçador de Perdizes e defensor do verdadeiro Perdigueiro Português que eram brancos, pretos, amarelos, castanhos e de nariz rachado com os chamados quatro olhos.
Hoje fruto de muita dedicação e trabalho que tem sido feito incluindo-lhe algum sangue Pointer (que os defensores da raça não aceitam), ficou mais ligeiro e já temos P.P. com boas prestações em provas de trabalho.

Isto é a minha e só minha opinião baseada em alguma experiência prática mas também em alguma leitura, aceito comentários e opiniões diferentes mas não vou entrar em debates e discussões.
zé julio
zé julio
iniciado
iniciado

Mensagens : 241
Data de nascimento : 05/08/1953
Data de inscrição : 13/07/2013
Idade : 70 Localização : Louriceira
Emprego/lazer : Aposentado
Humor : Tem dias

Ir para o topo Ir para baixo

Cães de Parar Empty Re: Cães de Parar

Mensagem por Pedro5 Qua 2 Abr 2014 - 15:24

Amigo Zé Julio excelente post muito bom mesmo, umas coisas já sabia outras fiquei a saber agora.

Para mim o Pointer pouco conheço, o Setter e aquela maquina, eu tenho um amigo que ja tem e cria Setters a muitos anos e é um apaixonado pelas paragens felinas dos Setters andava sempre com uma maquina fotográfica a traz para captar esses momentos, enquanto ao cobro cobram bem.

Os Bracos são os TT da caça por isso eu gosto tanto deles, tanto dão para as codornizes como lebres, perdizes, cobrar patos na agua ou até seguir um rasto de sangue, enquanto a caçar longe do caçador não sei mas e uma coisa a estudar.

Os Bretons aqui um rapaz da aldeia tem alguns mas nunca falamos muito deles, pois ele tem teckes e falamos mais neles e ele não caça aqui na reserva caça numa a alguns klm, mas pelo que conheço e também muito versátil, mais pequeno que os outros, isso de ser mais sensível que outros não sabia, mas parece me uma optima opção.

Em relação aos Perdigueiro Português pouco conheço, mas pareçe me bom cobrador. 

Venham dai as criticas.  cheers  cheers 


PS:Luis Cruz parece que arranjei o tópico ideal vamos ver se pega.
Pedro5
Pedro5
Moderador
Moderador

Mensagens : 811
Data de nascimento : 23/07/1994
Data de inscrição : 09/03/2014
Idade : 29 Localização : Casais
Emprego/lazer : Estudante
Humor : Muito bom

Ir para o topo Ir para baixo

Cães de Parar Empty Re: Cães de Parar

Mensagem por joão paulo Qua 2 Abr 2014 - 19:28

eu não posso manifestar-me pois nunca tive um cão de parar sempre tive podengos mas sempre ouvi a dizer bem dos bretons
joão paulo
joão paulo
colaborador
colaborador

Mensagens : 2407
Data de nascimento : 23/06/1970
Data de inscrição : 14/11/2013
Idade : 53 Localização : massamá
Emprego/lazer : caça & pesca
Humor : Muito bom

Ir para o topo Ir para baixo

Cães de Parar Empty Re: Cães de Parar

Mensagem por Pedro5 Qua 2 Abr 2014 - 20:48

Amigo João Paulo mas diga o que pensa e achou do que viu
Pedro5
Pedro5
Moderador
Moderador

Mensagens : 811
Data de nascimento : 23/07/1994
Data de inscrição : 09/03/2014
Idade : 29 Localização : Casais
Emprego/lazer : Estudante
Humor : Muito bom

Ir para o topo Ir para baixo

Cães de Parar Empty Re: Cães de Parar

Mensagem por luis cruz Qua 2 Abr 2014 - 20:57

eu pouca ou nenhuma experiência tenho mas pelo que tenho lido e visto no terreno, os bracos são os verdadeiros todo o terreno, os pointer chamao a atençao pelas suas bruscas paragens e nariz, seter so vi um ja velho mas muito bom nas paragens, Breton nunca vi nenhum a caçar bem todos que vi ate hoje nao passam de caes banais....

raça que mais gosto em termos de beleza P.P da qual gostava de aprender mais
de seguida vem o braco que os que vi ate agora a caçar fascinaram-me, onde vi uma cadela com um trabalhar de uma cadela que me marcou e alegria que transmitia me fez ficar apaixonado, mas os bracos sao um pouco teimosos mas nas maos certas podem se tornar verdadeiros caes doceis e meigos,

como por exemplo nas maos do amigo ze julio que me presenteou ao ver a sua linda balsa de raça breton onde na caça nunca vi nada mais obediente...

PS: amigo ze julio trocar ideias é muito bom para quem esta aprender e um debate saudável é sempre bom


PS: vamos la ver pedro eu já o tentei por 2 vezes
luis cruz
luis cruz
Fundador
Fundador

Mensagens : 6239
Data de nascimento : 20/09/1985
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 38 Localização : lisboa
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Cães de Parar Empty Re: Cães de Parar

Mensagem por aderito Qua 2 Abr 2014 - 23:09

Entao é assim
O pointer é um cao com uma busca ampla e rectilinia
é um cao que busca a caça através de emanações e quando sente a presença de caça faz uma paragem parece que bate numa barreira invisível.
é um cao com muita resistência e velocidade.
é um cao dócil de fácil adestramento e cobra na perfeição quando ensinado.
sem duvida a meu ver  o melhor cao de parar de todos os tempos.
so tem um objectivo encontrar caça com estilo e paixao.


O braco é um cao de galope medio com uma paragem firme capaz de caçar em todo o terreno desde caça maior a menor.
é um cao harmonioso e que caça muito bem
é um cao que ao perder as emanações pode vir a procurar o rasto com a cabeça baixo no rasto ate fazer nova paragem.
e um cao que cobra perfeitamente e muito resistente
pode ser de difícil adestramento dependendo dos sangues.

O berton é um cao muito intiligente e alegre.
a sua busca é uma busca inteligente e enérgica
é um cao que caça sempre em contacto com o seu dono .
é um cao que ao receber uma emanação faz uma paragem bastante firme e segura. cobra muito bem em qualquer terreno e agua.
é um cao sociável doce e bravo na caça.
O companheiro ideal afirmado por milhares de caçadores.

O perdigueiro português é um cao que bate bem o terreno com uma busca muito metódica em busca de caça.
é um cao dócil e que cobra bem tem um bom nariz e serve bem o  seu dono.
é um cao lento e cauteloso que faz as suas guias espontaneamente.
um bom cao sem duvida mas que deixa muito a desejar a meu ver.
aderito
aderito
Administrador
Administrador

Mensagens : 564
Data de nascimento : 14/08/1978
Data de inscrição : 10/07/2013
Idade : 45 Localização : cadaval
Emprego/lazer : varios
Humor : razoavel

Ir para o topo Ir para baixo

Cães de Parar Empty Re: Cães de Parar

Mensagem por zé julio Qui 3 Abr 2014 - 13:17

Adérito, então não encontraste literatura sobre os Setter hehehehe

Sim encontrei mas so escrevi o que para mim faz mais sentido nas raças de caes de parar.
Os setters são caes que tb gosto mas como so tive 1 que me morreu num acidente aos 6 meses não conheço muito bem o carater deles.
zé julio
zé julio
iniciado
iniciado

Mensagens : 241
Data de nascimento : 05/08/1953
Data de inscrição : 13/07/2013
Idade : 70 Localização : Louriceira
Emprego/lazer : Aposentado
Humor : Tem dias

Ir para o topo Ir para baixo

Cães de Parar Empty Re: Cães de Parar

Mensagem por Pedro5 Qui 3 Abr 2014 - 14:42

Para mim o  Setter a caçar galinholas e lindo de se ver atenção que com esta raça so vi videos, mas aquelas paragens felinas e o seu seguir os rastos das becadas e lindo  Very Happy


Última edição por Pedro5 em Qui 3 Abr 2014 - 22:31, editado 1 vez(es)
Pedro5
Pedro5
Moderador
Moderador

Mensagens : 811
Data de nascimento : 23/07/1994
Data de inscrição : 09/03/2014
Idade : 29 Localização : Casais
Emprego/lazer : Estudante
Humor : Muito bom

Ir para o topo Ir para baixo

Cães de Parar Empty Re: Cães de Parar

Mensagem por aderito Qui 3 Abr 2014 - 22:28

Adérito, então não encontraste literatura sobre os Setter hehehehe

Sim encontrei mas so escrevi o que para mim faz mais sentido nas raças de caes de parar.
Os setters são caes que tb gosto mas como so tive 1 que me morreu num acidente aos 6 meses não conheço muito bem o carater deles.
aderito
aderito
Administrador
Administrador

Mensagens : 564
Data de nascimento : 14/08/1978
Data de inscrição : 10/07/2013
Idade : 45 Localização : cadaval
Emprego/lazer : varios
Humor : razoavel

Ir para o topo Ir para baixo

Cães de Parar Empty Re: Cães de Parar

Mensagem por L.Agostinho Qui 3 Abr 2014 - 22:39

Zé Julio esta tudo dito .Cada um tem a sua ideia,mas seja qual for a raça , todo aquele que não levar treinos nunca vai dar alegrias ao seu dono ...
L.Agostinho
L.Agostinho
Fundador
Fundador

Mensagens : 2372
Data de nascimento : 08/01/1976
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 48 Localização : Moita do Boi - Louriçal
Emprego/lazer : Caça , Amigos , Convivio e Natureza
Humor : No Red Line

Ir para o topo Ir para baixo

Cães de Parar Empty Re: Cães de Parar

Mensagem por m.f Sex 4 Abr 2014 - 7:42

História do Setter Inglês


Setter Inglês

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[size][color][font][size]

HISTORIA

A teoria mais aceita para a origem do Setter Inglês é que eles tenham sido originados inicialmente a partir do cruzamento de spaniels espanhóis e pointers franceses, sendo utilizado como cão de apoio na caça com o uso de redes de chumbo, ao invés dos falcões, o que pode explicar sua maneira características de ´apontar´ a presa. Apesar deste passado remoto, o Setter Inglês deve sua evolução e aparência atual, ao trabalho do inglês Edward Lawerack, que a partir do século XIX desenvolveu um programa de criação e consolidou a raça como conhecemos hoje. O trabalho de Lawerack iniciou-se com uma pesquisa por todo o país durante os anos de 1825 e 1845, procurando os melhores setters – que possuíam uma enorme variedade física nesta época – e selecionando aqueles que estavam mais perto do seu ideal.
[/size][/font][/color][/size]
O grande mérito de Lawerack foi a fixação das características da raça não apenas fisicamente mas também em termos funcionais, o que garantiu a ele inúmeros títulos em exposições de beleza e nas provas de caça.


Apesar deste sucesso, Lawerack não viveu o suficiente para ver sua criação reconhecida. Outro marco importante para a raça e que estabeleceu um tipo físico diferente daquele consolidado por Lawerack, foi dado pelo criador Purcell Llewely que se baseou totalmente no trabalho de Lawerack, mas procurando um cão que fosse mais direcionado para o desempenho da caça.




PERSONALIDADE





[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O Setter Inglês pode ser considerado como o gentleman entre os cães apontadores e entre os Setters (Inglês, Irlandês e Gordon), é sem dúvida o mais tranqüilo e com temperamento mais estável.



Uma das principais características da raça é sua extrema docilidade e grande apego à família. Justamente por esse apego, não costumam adaptar-se bem a longos períodos de solidão ou mesmo à vida confinada num fundo de quintal sem convivência estreita com o dia-a-dia de sua família. Especialmente no convívio com crianças, mostra-se capaz de suportar praticamente qualquer brincadeira com a mesma paciência e disposição.



Desenvolvido para ser um cão de aponte polivalente e capaz de atuar nos mais variados ambientes, o Setter Inglês é um cão que precisa de exercícios constantes para desenvolver-se adequadamente, especialmente se viver em pequenos espaços. Se o Setter tiver um grande jardim, devidamente protegido em que possa correr e exercitar-se, tanto melhor, mas caso viva em espaços menores exige um compromisso com seu dono para que possa dispensar algum tempo com passeios onde possa gastar sua energia.






Segundo o ranking de inteligência elaborado pelo psicólogo Stanley Coren, o Setter Inglês aparece na 37ª posição. Por isso, e por ser um cão de porte médio para grande, o adestramento de obediência é uma providência saudável para uma melhor convivência entre cão e dono.



Outra característica bastante marcante da raça é que late muito pouco, a não ser que haja um estranho no portão, dando o alarme ao dono. Mas uma vez que o dono apresente o estranho, o setter inglês imediatamente muda de comportamento e, apesar de não chegar a ser festeiro como o Irlandês, é bem menos desconfiado do que o Setter Gordon.






O FILHOTE






[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]O Setter Inglês, assim como a grande maioria das raças de caça, amadurece tardiamente, mesmo do ponto de vista físico. Os filhotes não são considerados ´adultos´ até que completem 2 anos de idade e os criadores recomendam também que, até que eles atinjam esta idade não sejam exercitados de maneira muito rígida uma vez que seu esqueleto ainda pode sofrer com esforços excessivos.
[size][color][font][size]

Os filhotes nascem completamente brancos – a não ser pelas marcações sólidas que porventura tenham – e vão desenvolvendo a coloração característica da raça a partir dos 15 dias.Um hábito que deve ser cultivado desde cedo é a escovação, uma vez que a pelagem longa do Setter Inglês precisa ser escovada com grande freqüência.


PELAGEM



[/size][/font][/color][/size]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Um dos principais marcos da raça é sua aparência exuberante determinada pelo seu porte físico e pela sua pelagem. A pelagem do setter inglês deve ter sempre o branco como cor predominante e as pintas (preferencialmente sem grandes manchas) podem ser laranja, preto ou tricolor.



Sua pelagem deve ser macia e clara, e para que esteja sempre adequadamente mantida, requer do dono escovações constantes, pelo menos semanais, e cuidados com o trimming (tosa) da raça. A escovação é ainda mais necessária quando o cão tiver contato com jardins, onde sempre corre o risco de ficar com galhos e gravetos embaraçados pelo pelo longo.
[size][color][font][size]

A atenção à pelagem reflete também na necessidade de banhos periódicos com shampoos especiais para pelagem branca, evitando-se também o surgimento de dermatites e outros problemas de pele.

PROBLEMAS COMUNS A RAÇA

De maneira geral, são cães robustos e que gozam de excelente saúde. Os principais problemas enfrentados pela raça são:

[/size][/font][/color][/size]

  • Displasia coxo-femural - afeta cerca de 24% do plantel americano, segundo o clube da raça.

    Alergias – devido à sua pelagem longa, é bastante comum que os cães apresentem alguma tendência a desenvolver alergias. A escovação semanal e os cuidados de manutenção da pelagem ajudam a evitar este tipo de problema.



    Surdez congênita – essa tendência genética foi descoberta apenas recentemente e o clube americano da raça estima que 10% do plantel naquele país apresente algum tipo de surdez, bilateral ou em apenas um dos ouvidos.










Hugo Pintoiniciado
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Mensagens: 84
Data de inscrição: 13/07/2013
Localização: Alhandra

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  
m.f
m.f
Membro Sénior
Membro Sénior

Mensagens : 3965
Data de nascimento : 14/01/1971
Data de inscrição : 11/07/2013
Idade : 53 Localização : sintra
Emprego/lazer : caça e pesca
Humor : 9,9

Ir para o topo Ir para baixo

Cães de Parar Empty Re: Cães de Parar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos