CaçaPesca&Amigos
bem vindo ao caçapesca&amigos, participa neste grupo de amigos, a tua opinião é importante para crescer-mos juntos, na caça,na pesca e no dia a dia, e o mais importante diverte-te com amigos.

faz a tua apresentação, para poderes ver o fórum por completo.... e poderes participar





cumprimentos

equipa caçapesca&amigos

Participe do fórum, é rápido e fácil

CaçaPesca&Amigos
bem vindo ao caçapesca&amigos, participa neste grupo de amigos, a tua opinião é importante para crescer-mos juntos, na caça,na pesca e no dia a dia, e o mais importante diverte-te com amigos.

faz a tua apresentação, para poderes ver o fórum por completo.... e poderes participar





cumprimentos

equipa caçapesca&amigos
CaçaPesca&Amigos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tentativa de proibição total do uso de chumbo no exercício da caça

2 participantes

Ir para baixo

Tentativa de proibição total do uso de chumbo no exercício da caça  Empty Tentativa de proibição total do uso de chumbo no exercício da caça

Mensagem por luis cruz Qua 11 Fev 2015 - 20:17

Tentativa de proibição total do uso de chumbo no exercício da caça [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Escrito por Paula Simões    
Terça, 11 Novembro 2014 14:28
Outubro 2014
Na próxima Conferencia das Partes da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias da Fauna Selvagem (CMS COP11), que terá lugar no dia 4 de Novembro, em Quioto, o seu Conselho Científico irá propor a eliminação total da utilização do chumbo nas munições e a sua substituição pelas munições alternativas, por considerar haver risco de envenenamento das aves migratórias.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A FENCAÇA considera que a tentativa de eliminação total da munição de chumbo dentro de três anos (até à próxima COP CMS) deverá ser julgada improcedente por falta de provas científicas que sustentem a necessidade da sua proibição total. Considera igualmente que foram feitos progressos significativos na eliminação da utilização do chumbo nas zonas húmidas (como mencionado no próprio relatório de progresso do Plano Estratégico da 5º reunião das Partes do AEWA) e que a proibição da granalha de chumbo nestas zonas brevemente se tornará efectiva, por toda a UE, através de disposições legislativas acompanhadas de medidas adequadas de sensibilização. Considera igualmente que a proibição total da utilização do chumbo sem que exista munição alternativa adequada, teria como consequência imediata a diminuição acentuada no número de caçadores, facto que se repercutiria em todas as actividades económicas, directa ou indirectamente, a ela ligadas.
Neste sentido, e uma vez que todos os países europeus (ou quase todos), bem como a própria UE são parte integrante da CMS, com direito a voto na COP11, irá junto da tutela, expor a sua posição e tentar identificar os representantes portugueses que nos irão representar na COP, em Quioto, no sentido de votarem contra a proibição total da utilização do chumbo nas munições utilizadas no exercício da caça.

A FENCAÇA alerta para a possível proibição do uso do CHUMBO no exercício da Caça [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Escrito por Paula Simões   
Terça, 11 Novembro 2014 14:40

Novembro 2014
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]No dia 4 de Novembro teve lugar em Quioto, no Equador, a Conferência das Partes para a Convenção sobre a conservação das espécies migratórias pertencentes à fauna selvagem (CMS COP11), o seu Conselho Cientifico propôs a eliminação total da utilização do chumbo nas munições e a sua substituição pelas munições alternativas, no prazo de três anos (por alegadamente haver risco de envenenamento das aves migratórias).
Debatida a difícil questão, foi adoptada uma orientação, não juridicamente vinculativa para as partes (Doc. UNEP/CMS/COP11/CRP31).
 As Directrizes adoptadas na Resolução vão no sentido da interdição do uso do chumbo em todos os habitats (nas áreas terrestres e nas zonas húmidas) e a sua substituição por soluções não tóxicas, no decurso dos próximos três anos. Recomenda ainda que, no intuito de promover o desenvolvimento das alternativas não tóxicas, sejam criadas medidas legislativas em conformidade.
O actual texto da Resolução dá a cada Estado-Membro a liberdade de implementar, ou não,  as acções recomendadas. Cada Estado-Membro ficará sujeito à interpretação dada pelos legisladores nacionais. O Governo Português poderá manter a proibição nas zonas húmidas já identificadas na Portaria nº 137/2912, de 11 de Maio, ou estender essa proibição até ao limite, a interdição do seu uso no acto venatório.
As ONG Ambiente decerto irão defender que as directrizes sejam implementadas.
A FENCAÇA considera sensato que do texto da Resolução emanem recomendações e não obrigações. Irá junto do Governo manifestar a sua posição considerando que devem ser dados passos no sentido da sensibilização para posterior proibição do uso do chumbo nas zonas húmidas integradas em áreas classificadas, e noutras zonas de relevante interesse que justifiquem essa interdição.
Considera que a interdição da munição de chumbo no exercício da caça só deverá ser implementada quando existir uma munição alternativa adequada (em termos balísticos e de custo). Sendo a proibição implementada antes de existir alternativa adequada, ela terá como efeito imediato, a drástica diminuição no número de caçadores, com consequências em todas as actividades económicas, directa ou indirectamente, a ela ligadas.
luis cruz
luis cruz
Fundador
Fundador

Mensagens : 6239
Data de nascimento : 20/09/1985
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 38 Localização : lisboa
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Tentativa de proibição total do uso de chumbo no exercício da caça  Empty Re: Tentativa de proibição total do uso de chumbo no exercício da caça

Mensagem por L.Agostinho Qui 12 Fev 2015 - 11:23

Evil or Very Mad
L.Agostinho
L.Agostinho
Fundador
Fundador

Mensagens : 2372
Data de nascimento : 08/01/1976
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 48 Localização : Moita do Boi - Louriçal
Emprego/lazer : Caça , Amigos , Convivio e Natureza
Humor : No Red Line

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos