CaçaPesca&Amigos
bem vindo ao caçapesca&amigos, participa neste grupo de amigos, a tua opinião é importante para crescer-mos juntos, na caça,na pesca e no dia a dia, e o mais importante diverte-te com amigos.

faz a tua apresentação, para poderes ver o fórum por completo.... e poderes participar





cumprimentos

equipa caçapesca&amigos

Participe do fórum, é rápido e fácil

CaçaPesca&Amigos
bem vindo ao caçapesca&amigos, participa neste grupo de amigos, a tua opinião é importante para crescer-mos juntos, na caça,na pesca e no dia a dia, e o mais importante diverte-te com amigos.

faz a tua apresentação, para poderes ver o fórum por completo.... e poderes participar





cumprimentos

equipa caçapesca&amigos
CaçaPesca&Amigos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Época de caça 2015-2016

+2
luis cruz
Pedro5
6 participantes

Ir para baixo

Época de caça 2015-2016 Empty Época de caça 2015-2016

Mensagem por Pedro5 Seg 18 maio 2015 - 16:42

Pessoal qual o vossa opinião em relação a época que ai se avizinha??
Pedro5
Pedro5
Moderador
Moderador

Mensagens : 811
Data de nascimento : 23/07/1994
Data de inscrição : 09/03/2014
Idade : 29 Localização : Casais
Emprego/lazer : Estudante
Humor : Muito bom

Ir para o topo Ir para baixo

Época de caça 2015-2016 Empty Re: Época de caça 2015-2016

Mensagem por luis cruz Seg 18 maio 2015 - 18:10

anda a circular um calendario venatorio que penso ser provisorio e num futuro breve, se constatar verdade o plano daqui a 4 anos acabou a caça em portugal
luis cruz
luis cruz
Fundador
Fundador

Mensagens : 6239
Data de nascimento : 20/09/1985
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 38 Localização : lisboa
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Época de caça 2015-2016 Empty Re: Época de caça 2015-2016

Mensagem por cordova Seg 18 maio 2015 - 19:00

Élaa..


Ó Luis, conta lá essa..
Verdade ou não, manda lá...

cordova
iniciado
iniciado

Mensagens : 235
Data de nascimento : 09/01/1978
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 46 Localização : Lisboa
Emprego/lazer : viajante
Humor : +-

Ir para o topo Ir para baixo

Época de caça 2015-2016 Empty Re: Época de caça 2015-2016

Mensagem por AHMota Seg 18 maio 2015 - 19:42

Este CV depois de discutido no local próprio já está aprovado e assinado pelo Secretario de Estado do MAM, agora para ser legal e valido terá ter algo que o suporte que é sair no DR que não deve faltar mito tempo.
Quem tiver duvidas e é livre de as ter, verificará que nenhuma alteração vai ser introduzida naquilo que já temos conhecimento.
Mais, debaixo dele eu já programei toda a actividade cinegética da ZCM e enviei o PAEC para o ICNF, até agora nada recebi de contrario á validade do mesmo.
Acabar a caça daqui a 3 anos só "bocas", agora e como muita malta se queixa da diminuição da quantidade das espécies é normal e natural que possa haver alguns cortes e tambem alguma espécie, não se vendo evolução nela, parar com a sua caça e o livre irá concerteza de vez. Isto é apenas a minha previsão mais pessimista do que poderá vir a acontecer.

AHMota
iniciado
iniciado

Mensagens : 235
Data de nascimento : 06/12/1951
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 72 Localização : Pataias
Emprego/lazer : Caça - Reformado
Humor : bom

Ir para o topo Ir para baixo

Época de caça 2015-2016 Empty Re: Época de caça 2015-2016

Mensagem por L.Agostinho Seg 18 maio 2015 - 21:50

A caça acabar não digo , mas muitas ZC que nada fazem pela caça SIM ...

 Este Ano já vão ser algumas que vão passar de ZCA para ZCM ....
L.Agostinho
L.Agostinho
Fundador
Fundador

Mensagens : 2372
Data de nascimento : 08/01/1976
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 48 Localização : Moita do Boi - Louriçal
Emprego/lazer : Caça , Amigos , Convivio e Natureza
Humor : No Red Line

Ir para o topo Ir para baixo

Época de caça 2015-2016 Empty Re: Época de caça 2015-2016

Mensagem por luis cruz Seg 18 maio 2015 - 22:11

isso de passar de zca para zcm e para fugir as taxas ect porque nao passam de zca camufladas, ainda nao viram o suposto calendario venatorio? e de ano para ano a diminuir os abates, so vai sobreviver quem tem posses financeiras, porque o pobre vai caçar clandestino pois o livre esta condenado e as reservas que ha salvo algumas exepçoes pagamos para matar farinha, coelhos importados de Espanha bem como as lebres importadas,  este é o foturo da caça em portugal
luis cruz
luis cruz
Fundador
Fundador

Mensagens : 6239
Data de nascimento : 20/09/1985
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 38 Localização : lisboa
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Época de caça 2015-2016 Empty Re: Época de caça 2015-2016

Mensagem por AHMota Seg 18 maio 2015 - 22:35

L.Agostinho escreveu:A caça acabar não digo , mas muitas ZC que nada fazem pela caça SIM ...

 Este Ano já vão ser algumas que vão passar de ZCA para ZCM ....


Há vantagens sim passar de ZCA para ZCM e essa mudança ser feita na intenção de minimizar preços e custos favorecendo os caçadores plenamente de acordo porque, ao contrario de que muitos pensam, as ZCMs enquadram-se melhor, não só pela má fase económica pela qual estamos a passar, como o futuro da caça passará mais pela compra de uma jornada de caça do que estar a pagar uma época por completo, e isto é dito numa perspectiva de defender o que é importante no futuro para a caça em Portugal que passa, na minha opinião, por uma organização mais competente para que se evitem malefícios na parte cinegética descritos por aqui e por todo o lado que é foruns de caça.

AHMota
iniciado
iniciado

Mensagens : 235
Data de nascimento : 06/12/1951
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 72 Localização : Pataias
Emprego/lazer : Caça - Reformado
Humor : bom

Ir para o topo Ir para baixo

Época de caça 2015-2016 Empty Re: Época de caça 2015-2016

Mensagem por luis cruz Seg 18 maio 2015 - 22:38

amigo mota mas axa que nao tenho razao?
luis cruz
luis cruz
Fundador
Fundador

Mensagens : 6239
Data de nascimento : 20/09/1985
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 38 Localização : lisboa
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Época de caça 2015-2016 Empty Re: Época de caça 2015-2016

Mensagem por L.Agostinho Seg 18 maio 2015 - 22:39

Mas tambem tem de trabalhar em prol da caça . Muitas passam para não terem tanto trabalho .Mas concordo com a sua ideia.
L.Agostinho
L.Agostinho
Fundador
Fundador

Mensagens : 2372
Data de nascimento : 08/01/1976
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 48 Localização : Moita do Boi - Louriçal
Emprego/lazer : Caça , Amigos , Convivio e Natureza
Humor : No Red Line

Ir para o topo Ir para baixo

Época de caça 2015-2016 Empty Re: Época de caça 2015-2016

Mensagem por AHMota Seg 18 maio 2015 - 22:47

Luis a questão não passa por nós termos razão, eu acho que todos nós a temos, mas as "coisas" não são tão simples assim e por isso é importante haver da nossa parte melhor entendimento daquilo que pretendemos para o futuro, em vez de isoladamente querermos o que nos interessa e o que nos dá mais geito, a "coisa" tem que ser entendida por um todo e dentro dele eu procurar  o melhor caminho para mim.
O sector tem que passar por uma organização que nos defenda, mas a todos e sem diferenciação de classes, é claro que quem mais "posses" tiver melhor acesso tem ás coisas melhores isso é dos livros, não poderemos é esqecermo-nos dos outros que tambem terão que estar inseridos nesse todo. 

AHMota
iniciado
iniciado

Mensagens : 235
Data de nascimento : 06/12/1951
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 72 Localização : Pataias
Emprego/lazer : Caça - Reformado
Humor : bom

Ir para o topo Ir para baixo

Época de caça 2015-2016 Empty Re: Época de caça 2015-2016

Mensagem por AHMota Seg 18 maio 2015 - 22:57

L.Agostinho escreveu:Mas tambem tem de trabalhar em prol da caça . Muitas passam para não terem tanto trabalho .Mas concordo com a sua ideia.

Luis, aí passa por profissionalizar, arranjar pessoa ou pessoas competentes para no terreno prestar assistencia ao que é importante, a gestão delibera e essas pessoas fazem a contendo do que foi deliberado.
É que isto se não for assim não tem futuro, o amigo há quantos anos anda a prestar esse trabalho?, carolice. Embora haja paixão na coisa da nossa parte e de outros, mas esses, como nós, não duram sempre e por isso há que pensar um pouco no futuro contando com as gerações vindouras, senão for assim então é que vai tudo por agua abaixo ficando só aqueles mais abastados, é a minha opinião. 

AHMota
iniciado
iniciado

Mensagens : 235
Data de nascimento : 06/12/1951
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 72 Localização : Pataias
Emprego/lazer : Caça - Reformado
Humor : bom

Ir para o topo Ir para baixo

Época de caça 2015-2016 Empty Re: Época de caça 2015-2016

Mensagem por luis cruz Seg 18 maio 2015 - 22:58

isso concordo plenamente amigo mota, mas tinha que acabar as zcm mal geridas e que nao passam de zca camufladas, pois 90 % delas mandamos a candidatura e caem em saco roto, ou entao somos aceites e mandados para o deserto, isto estou a falar de casos que conheço, pois fazem isso so para nao la voltarem, pois apenas querem aqueles socios, o grande mal da caça em portugal, e a inveja que ha entre os caçadores, e dou um exemplo rapido a dias fui almoçar com uns amigos e em conversa descobri que 3 deles tbem sao caçadores e conversa para aqui e conversa para ali, fomos parar a caça, e começaram a lamentar que a caça esta mal e que esta cara ect, ao qual eu respondi epah eu nao axo assim tao cara, e nao me posso queixar desta epoca que passou pois correu-me bem tirando um dia ou outro, fui crucificado porque so caço porque tenho conhecimentos ect quando na realidade e mentira pois onde caço pago a taxa que me pedem, como tantos outros senti que eles tinham inveja... é normal isto? nao poode ser que culpa tenho eu de ir para traz do sol posto e matar 30 tordos e se nao fosse marteileiro fazia os 40 e nao dava 300 tiros por exemplo, tive sorte pois tive companheiros que foram comigo aos tordos e nem 10 tordos mataram....
luis cruz
luis cruz
Fundador
Fundador

Mensagens : 6239
Data de nascimento : 20/09/1985
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 38 Localização : lisboa
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Época de caça 2015-2016 Empty Re: Época de caça 2015-2016

Mensagem por AHMota Seg 18 maio 2015 - 23:08

Luis...isso não é por causa das ZCMs é sim por causa das pessoas. quando soubermos separar as coisas melhoramos concerteza.
Neste caso o combate passa por destituir essas pessoas, eu sei que é dificil, mas vá lá... um grupo de amigos inscreve-se numa ZCM e procure inteirar-se daquilo que lhe assiste, saber, e caso a gestão não cumpra para cima deles é que é o caminho ok.
A proceder-mos assim tornamo-nos mais fortes.

AHMota
iniciado
iniciado

Mensagens : 235
Data de nascimento : 06/12/1951
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 72 Localização : Pataias
Emprego/lazer : Caça - Reformado
Humor : bom

Ir para o topo Ir para baixo

Época de caça 2015-2016 Empty Re: Época de caça 2015-2016

Mensagem por cordova Ter 19 maio 2015 - 0:37

Élaa..


Se esse Caléndario venatório se confirmar, só tenho a dizer aos semeadores de tormentas direccionadas  ao fim do regime livre...
Que:  Ainda não será desta.

Ó Luis, aquilo que tu denuncias, já o escrevi por ai também, e olha que o assunto azedou logo. E desde cedo percebi que esse assunto deixa muita gente incomoda.
Quando se defende uma reorganização no território, com mudanças na lei , esses sacam as unhas e defendem a coisa como está ou então o aperto  ainda mais a malha no caminho de tornar tudo um negócio, e sempre só para alguns , pois até com as associativas conseguem arrasar, aparecem de mão dada, e fazem de um tudo para calar quem opina em sentido diferente. Fazem o contrario do que alegam, aquela coisa de que respeitam a ideia dos outros e tal...
Até entendo a tua frase, e concordo, a  continuar a coisa como está..isto não tem bom fim à vista

cordova
iniciado
iniciado

Mensagens : 235
Data de nascimento : 09/01/1978
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 46 Localização : Lisboa
Emprego/lazer : viajante
Humor : +-

Ir para o topo Ir para baixo

Época de caça 2015-2016 Empty Re: Época de caça 2015-2016

Mensagem por luis cruz Ter 19 maio 2015 - 21:27

cordova vou te dar um exemplo do qual tenho conhecimento e reprovei e senti na pele, o olhar de quem pensa o contrario e arreijei enimigos que so la caço porque se nao caçar la esta tudo fdd porque acabo com uma boa parte da zona de caça pois é o que da ter terrenos espalhados pela zona de caça, era uma zcm que era uma zca autentica so caçava os socios do clube os de fora as candidaturas perdiam-se ou entao eram aceites para nao serem todas regeitadas mas inventavam um sorteio e calhava sempre a pior zona de caça onde nao ha nada a nao ser pedras e serras para te cançares a brava e vez 1 coelho ou outro e uma perdiz ou outra mas em serras de pedras onde ao fim de uma hora so te abetece ir para o carro assim nao voltavam la.....
isto é justo pergunto eu? eu tenho culpa de viver no meio de uma cidade que nem tem reservas onde nao tenho onde caçar? e quando o tento fazer sou discriminado porque nao sou da terra sou um forasteiro? ha e ainda pago mais porque nao sou do concelho ou seja paga otario.... p..... que os pariu a essa cambada de chulos, por isso é que so caço numa reserva e no livre, e quando acabar o livre vou continuar a caçar clandestino se é isso que eles querem assim vao ter como eu a centenas de caçadores,
luis cruz
luis cruz
Fundador
Fundador

Mensagens : 6239
Data de nascimento : 20/09/1985
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 38 Localização : lisboa
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Época de caça 2015-2016 Empty Re: Época de caça 2015-2016

Mensagem por AHMota Ter 19 maio 2015 - 22:26

Cacei em varias ZCMs no Alentejo não tenho essa opinião das mesmas, matei sempre caça e ás vezes até abusei no sentido de fazer conta com os camaradas.
Caro é sem duvida, uma lebre com tudo incluído não me ficava a menos de 100,00€, mas ia porque queria não por ser obrigado.
Quando defendo uma causa não é pretender, nem tampouco tentar prejudicar, os que não a querem para eles, é no sentido de passar uma imagem de se não forem as ZC vai acontecer o que  o Luis diz, arriscamos e vamos todos caçar por onde nos der na "telha".
Reparem que eu tambem necessito de caçar por esse País fora e faço-o, já não tanto como dantes, a febre vai diminuindo os €€ tambem. 
Vou-me entretendo sem aquela "fome" que dantes tinha, mas sempre pensando que para todos o RO é bem melhor que o NO. 

AHMota
iniciado
iniciado

Mensagens : 235
Data de nascimento : 06/12/1951
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 72 Localização : Pataias
Emprego/lazer : Caça - Reformado
Humor : bom

Ir para o topo Ir para baixo

Época de caça 2015-2016 Empty Re: Época de caça 2015-2016

Mensagem por António Nascimento Qua 20 maio 2015 - 17:18

Este época que se avizinha vou caçar só às quintas numa ZCT.
Ali naquela ZCT quem tem unhas e pernas e alguma tuna é que se safa.
Depois faço tenção de enviar umas candidaturas para umas ZCMs para ir dar uns tiros aos Domingos e também apanhar ar na "Media Veda".
 A propósito de ZCMs, podem ler o que eu escrevi sobre a ZCM de Ferreira do Alentejo onde fui caçar" o ano passado.
Não me meteram a caçar na lixeira Municipal porque o guarda não deixou... mas por vontade deles era para aí que eu ia Shocked

António Nascimento
Moderador
Moderador

Mensagens : 1657
Data de nascimento : 29/01/1952
Data de inscrição : 17/07/2013
Idade : 72 Localização : Amadora
Emprego/lazer : Desempregado
Humor : Com altos e baixos como tudo na vida...

Ir para o topo Ir para baixo

Época de caça 2015-2016 Empty Re: Época de caça 2015-2016

Mensagem por AHMota Qua 20 maio 2015 - 19:08

Mais uma vez e repetindo-me as ZCM não são as responsáveis pelos actos discriminatórios passados nelas.
As ZCMs estão muito bem concebidas e no contexto económico em que vivemos melhor se enquadram ainda na vida dos caçadores Portugueses.
Agora quem faz parte da sua gestão terá que ter a sensibilidade desejada para que as "coisas" funcionem a preceito, preço equiparado a qualidade, mas como todos nós sabemos há filho de muita mãe.
A regulamentação prevê taxas mínimas  de 5,00€ a 10,00€ jornada de caça valor que está ao alcance das nossas bolsas, com os proprietários com terrenos inseridos no espaço cinegético delas a ter um desconto de 50%.
Agora tambem há que referir que uma ZCM tem tanta despesa como outra ZC, só não pagam taxas ao estado por hec de terreno, na sua manutenção e há que procurar através do preço das taxas o seu equilibro financeiro e por vezes terá que se recorrer a custos mais elevados qe podem ir de 20,00€ até 60,00€.

AHMota
iniciado
iniciado

Mensagens : 235
Data de nascimento : 06/12/1951
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 72 Localização : Pataias
Emprego/lazer : Caça - Reformado
Humor : bom

Ir para o topo Ir para baixo

Época de caça 2015-2016 Empty Re: Época de caça 2015-2016

Mensagem por António Nascimento Qua 20 maio 2015 - 22:50

Pois, Mota não será tudo igual e acredito que há ZCM honestas e que servem efectivamente para aquilo que foram criadas para "servir" ao pessoal menos abonado. 
Mas não apanhei nenhuma... Cool azarina.
Nem se devia dizer isto, nem devia ser assim, mas é, e não só para a caça é para quase tudo se não for para tudo.
Toda a gente sabe que é assim e toda a gente pactua com isso e entra no jogo, porque tem de entrar mesmo.
Se não se tiver um empurrão de "alguém" para tudo, as coisas não andam.
Verdade ou não!

António Nascimento
Moderador
Moderador

Mensagens : 1657
Data de nascimento : 29/01/1952
Data de inscrição : 17/07/2013
Idade : 72 Localização : Amadora
Emprego/lazer : Desempregado
Humor : Com altos e baixos como tudo na vida...

Ir para o topo Ir para baixo

Época de caça 2015-2016 Empty Re: Época de caça 2015-2016

Mensagem por AHMota Qua 20 maio 2015 - 23:32

Eu não quero pensar que seja assim, ou fazer passar que o é, encaro mais as coisas pela positiva o que não invalida opiniões contrarias.
As ZCMs existem em todo o País, mas é no Alentejo aonde espelha mais aquilo do que malta mais queixas tem. Já disse que cacei em varias ZCMs, Alter do Chão, Campomaior, Vaiamonte, Seda, Vale de Seda, estas as principais porque já conhecia o terreno no tempo do livre o que me dava algumas garantias de algum êxito na caçada.
O caçador para ter certezas para o que vai terá que se preocupar com isso antecipadamente para minimamente ter condições que eu acabei de referir.
Ir ver a ZC, conhecer pessoalmente a gestão, ter conhecimentos da regulamentação, são vantagens muito importantes para não serem enganados.
E reparem o engano aprece em todo o lado na nossa sociedade e a caça não é  excepção, por isso certos cuidados fariam com que certos "melros" soubessem avaliar que não estava a lidar com ignorancia nesta matéria.
Existe um laxismo e um desleixo gritante na nossa sociedade eu até sei a razão do porquuê, é muito dificil lutar contar os "tubarões" da politica e isso reflete-se na vida das pessoas, e fa-las ainda mais esmorecer, mas eu aconselhava que isso não acontece-se, lutem pelos vossos direitos mesmo que sejam apontados com desestabilizadores de um forum de caça que é a coisa menos importante para as nossas vidas o importante é fazer sentir que estamos vivos que não aceitamos que nos pisem  sem aquela necessária "luta" que defenda a nossa dignidade.
Sou eu a pensar assim, mas deixem-me sonhar.  

AHMota
iniciado
iniciado

Mensagens : 235
Data de nascimento : 06/12/1951
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 72 Localização : Pataias
Emprego/lazer : Caça - Reformado
Humor : bom

Ir para o topo Ir para baixo

Época de caça 2015-2016 Empty Re: Época de caça 2015-2016

Mensagem por António Nascimento Qui 21 maio 2015 - 15:35

Eu também passei o ferro por esse Alentejo,Beiras, Ribatejo, e até andei pelas suas zonas.
Sabia sempre onde matar qualquer coisa, ou onde +- havia qualquer coisa para pendurar.
E tinha de reserva umas duas  ou três zonas querenciosoas onde batia sempre caça. 
Agora não conheço nada ...nem sei com estão essas zonas e não conheço lá ninguém 
Assim lá  está Mota vamos cair onde eu disse,  á "cunha" ao "pedido"  como lhe queiram chamar se queremos caçar  numa zona +ou - .
Sem isso nada feito.

António Nascimento
Moderador
Moderador

Mensagens : 1657
Data de nascimento : 29/01/1952
Data de inscrição : 17/07/2013
Idade : 72 Localização : Amadora
Emprego/lazer : Desempregado
Humor : Com altos e baixos como tudo na vida...

Ir para o topo Ir para baixo

Época de caça 2015-2016 Empty Re: Época de caça 2015-2016

Mensagem por AHMota Qui 21 maio 2015 - 23:32

Eu telefonava sempre, antes de me inscrever, para a gestão da ZCM fazendo-lhe ver um determinado nº de coisas e foi sempre atendido e bem recebido depois, cheguei a levar um grupo de 20 caçadores e todos traziam a sua lebre e perdiz, claro que isto numa abertura, depois em outras jornadas já ia na desportiva e, naquela de ir dar uma volta pelo o Alentejo, caçando até fazer hora para o almoço e depois vinha para cima numa de passeio.
A caça tem tanta vertente atractiva que por vezes a peça de caça fica em plano secundário, claro que é para mim.

AHMota
iniciado
iniciado

Mensagens : 235
Data de nascimento : 06/12/1951
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 72 Localização : Pataias
Emprego/lazer : Caça - Reformado
Humor : bom

Ir para o topo Ir para baixo

Época de caça 2015-2016 Empty Re: Época de caça 2015-2016

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos