CaçaPesca&Amigos
bem vindo ao caçapesca&amigos, participa neste grupo de amigos, a tua opinião é importante para crescer-mos juntos, na caça,na pesca e no dia a dia, e o mais importante diverte-te com amigos.

faz a tua apresentação, para poderes ver o fórum por completo.... e poderes participar





cumprimentos

equipa caçapesca&amigos

Participe do fórum, é rápido e fácil

CaçaPesca&Amigos
bem vindo ao caçapesca&amigos, participa neste grupo de amigos, a tua opinião é importante para crescer-mos juntos, na caça,na pesca e no dia a dia, e o mais importante diverte-te com amigos.

faz a tua apresentação, para poderes ver o fórum por completo.... e poderes participar





cumprimentos

equipa caçapesca&amigos
CaçaPesca&Amigos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre limpeza de arma

5 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre limpeza de arma Empty Dúvida sobre limpeza de arma

Mensagem por Pedro M. Ter 22 Set 2015 - 16:44

Olá a todos. Como disse na minha apresentação tenho algumas dúvidas no que diz respeito há caça, nomeadamente em relação há limpeza da espingarda, pois nunca percebi muito de armas. Comecei a ir há caça quando era muito novo, com alguns familiares que já deixaram de caçar há alguns anos. Agora, depois de ter tirado a carta decidi adquirir uma antiga arma semi-automática, no entanto tenho algumas dúvidas em relação há sua limpeza, principalmente o interior do cano.
Eu comprei um daqueles "kits" que vem com três escovas, uma escova amarela para passar em primeiro lugar para tirar os restos de pólvora, uma escova de arame e uma escova de pelo (para olear penso eu). Eu lembro-me que o meu avô (quando caçava), no final passar com uma vara de madeira por dentro do cano, com um "trapo" atado há ponta, para olear, por isso penso que esta última escova tenha a mesma função.
Todavia, a minha principal dúvida é, depois de passar com a primeira escova para tirar os restos de pólvora, devemos "borrifar" o interior do cano diretamente com óleo, e depois passar com a escova de arame? Ou devemos "borrifar" diretamente a escova de arame e só depois passar pelo interior do cano? E que quantidade de óleo devemos aplicar?
Peço desculpa estar a fazer perguntas tão básicas, mas como referi tenho pouca experiência. Também tentei encontrar algum "site" que explicasse isto mas não encontrei nada, por isso se souberem de alguma coisa digam-me por favor.

Gostaria que me respondessem.
Ass: Pedro Martins

Pedro M.
iniciado
iniciado

Mensagens : 4
Data de nascimento : 13/03/1992
Data de inscrição : 16/09/2015
Idade : 32 Localização : Zona norte
Emprego/lazer : estudante
Humor : bom

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre limpeza de arma Empty Re: Dúvida sobre limpeza de arma

Mensagem por António Nascimento Ter 22 Set 2015 - 21:16

Pois bem caro Pedro M. 
Eu digo o que faço para limpar armas semi-automáticas
Atenção que as armas não são só o cano... 
Há mais que cuidar e limpar.
Coronhas e fustes por exemplo e há óleos para madeiras.
Há dois tipos de semi-automáticas uma funciona por inércia tipo Benelli e outras por gases tipo Browning.
O óleo deve ser fino.
O WD40 é bom depois de a a rma apanhar uma grande chuvada.
Mas convèm depois disso limpá-la porque o WD40 é corrosivo a longo prazo.
Se a arma funciona por gases o canos tem  furos por onde passam os gases que têm de ser regularmente desimpedidos de restos de pólvora/lixo etc.
Para além disse toda a parte do mecanismo de disparo e a culatra agulhas, molas etc.  convêm ser desmontado de vez em quando limpo e lubrificado depois de se ver se o estado dessas peças é bom..
Se não sabe desmontar e montar não invente...se não sabe ver se a arma está boa e se há peças a precisar de substituição peça a quem sabe a um armeiro de confiança credenciado  e não um "curioso" que lhe lixa o ferro em dois tempos.
Quanto ao cano para limpar interiormente há três escovilhões.
Um de aço rijo, um de arame tipo palha de aço ou plástico rijo, e um de feltro.
O que eu faço.
Ignoro o escovilhão de aço rijo que era bom no antigamente com aquelas pólvoras manhosas e com buchas de pano. 
Agora com as buchas de plástico o cano fica práticamente limpo a cada disparo mesmo usando pólvoras que queimem mal.
Assim depois de uns tiros valentes desmonto a arma, isto é separo o cano da coronha e limpo o cano com a escova de palha de aço sem nada de óleo.
Limpo também umas ranhuras que o cano tem no encaixe com a culatra.
com cotonetes, pois ai fica muita sujidade.
Servem também para limpar os intervalos da fita que está em cima do cano. 
Depois meto o escovilhão de pano até ficar o cano a brilhar por dentro.
No final monto o cano na espingarda e deito para lá umas gotas de óleo Eu faço assim mas não é mal feito passar um escovilhão ou um pano embebido em óleo por dentro do cano depois e o limpar.
Passo também com óleo no cano,por fora, com a mão para que este fique com uma camada protectora.
Há um óleo que se vende nas espingardarias que forma um género de massa protectora no cano (para o exterior, não misturar com o outro). 
Para as limpezas maiores em que desmonto o "bicho todo" enfim isso leva o seu tempo e tem "porras" se não se souber montar e desmontar 
Se nas Benellis ou semelhantes é  mais rápido e fácil nas Brownings ou similares é,  era,  para um par de horas. Pelo menos para mim.
Se a arma tiver choques -ponteiras- quer exteriores quer interiores convêm tirá-los antes de limpar o cano. Eu tenho uma escova de dentes para limpar as estrias quer dos choques quer da arma. Ao montar o choque apertar bem mas não partir. 
Depois de algum uso convêm tirar os choques e limpar...podem ficar calcinados agarrados á espingarda. Uma gota de óleo nas estrias ao montar evita dissabores.

António Nascimento
Moderador
Moderador

Mensagens : 1657
Data de nascimento : 29/01/1952
Data de inscrição : 17/07/2013
Idade : 72 Localização : Amadora
Emprego/lazer : Desempregado
Humor : Com altos e baixos como tudo na vida...

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre limpeza de arma Empty Re: Dúvida sobre limpeza de arma

Mensagem por cordova Qua 23 Set 2015 - 1:25

Élaa..

Limpar o cano da arma com oleo por DENTRO !!!
Você não se meta nisso.
O cano por dentro deve ser limpo somente com um pano, ou com esses ditos escovilhões, sempre secos.
Por fora, pode usar o dito WD40, nas partes de metal e um oleo para madeira (se for o caso) . De resto siga o que diz o sr. A. Nascimento..

cordova
iniciado
iniciado

Mensagens : 235
Data de nascimento : 09/01/1978
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 46 Localização : Lisboa
Emprego/lazer : viajante
Humor : +-

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre limpeza de arma Empty Re: Dúvida sobre limpeza de arma

Mensagem por luis cruz Qua 23 Set 2015 - 21:39

Oleo dentro do cano sim mas de seguida um cordel ou fio de eleyrecidades a passar o cano de uma ponta a outra fazendo uma pequena argola guardanapos nessa argola de modo que entre a pressão e puxe o arame no lado oposto da argola, os guardanapos absorvem o óleo  e o cano fica a brilhar como novo, ja agora qual a arma a ver se posso dar mais umas luzes se for beretta posso lhe fazer um pequeno filme como faço...
luis cruz
luis cruz
Fundador
Fundador

Mensagens : 6239
Data de nascimento : 20/09/1985
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 38 Localização : lisboa
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre limpeza de arma Empty Re: Dúvida sobre limpeza de arma

Mensagem por cordova Qui 24 Set 2015 - 1:20

Élaa..

Eu lembro-me de ouvir desde sempre dizer que oleo no interior dos canos é perigoso, até se ouviam piadas sobre isso (mete oleo que é para escorregar melhor o chumbo)  quanto muito passar um pano com residuos de oleo, será suficiente.
Eu tenho a minha B80 com 32anos, e nunca levou uma pinga de oleo dentro do cano. E o interior do cano da menina parece um espelho.   Cool

cordova
iniciado
iniciado

Mensagens : 235
Data de nascimento : 09/01/1978
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 46 Localização : Lisboa
Emprego/lazer : viajante
Humor : +-

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre limpeza de arma Empty Dúvida sobre limpeza de arma

Mensagem por Pedro M. Qui 24 Set 2015 - 15:29

Muito obrigado a todos pelas vossas respostas, podem crer que me ajudaram muito nesta questão da arma. De qualquer das maneiras acho melhor levá-la a um armeiro para ver se está tudo bem.

Só uma pequena questão, também já me disseram que não podíamos limpar a arma sem óleo, pois corríamos o risco de o escovilhão riscar o interior da arma, ou não será assim?

Bem, muito obrigado mais uma vez pelas vossas respostas e pela vossa atenção.

Cumprimentos.
Pedro M.

Pedro M.
iniciado
iniciado

Mensagens : 4
Data de nascimento : 13/03/1992
Data de inscrição : 16/09/2015
Idade : 32 Localização : Zona norte
Emprego/lazer : estudante
Humor : bom

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre limpeza de arma Empty Re: Dúvida sobre limpeza de arma

Mensagem por luis cruz Qui 24 Set 2015 - 22:45

Convem por óleo fino ou bala ou wd40 e limpar tudo bem limpinho se fizer como lhe disse o cano fica a brilhar e o papel absorve o óleo a mais... desmontar a caixa da colatra gatilho ect.. convem ver 1 como se faz nao va depois ter um dissabor de nao a conseguir montar...
luis cruz
luis cruz
Fundador
Fundador

Mensagens : 6239
Data de nascimento : 20/09/1985
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 38 Localização : lisboa
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre limpeza de arma Empty Re: Dúvida sobre limpeza de arma

Mensagem por cordova Sex 25 Set 2015 - 13:08

Pedro M. escreveu:Só uma pequena questão, também já me disseram que não podíamos limpar a arma sem óleo, pois corríamos o risco de o escovilhão riscar o interior da arma, ou não será assim?

Élaa..


Basta pensar um bocadinho no assunto, e logo perceber que: O interior do cano é tão resistente à abrasão, corrosão e Etc.. , que é feito para disparar chumbo, e nas mais modernas granalha de aço.   study

cordova
iniciado
iniciado

Mensagens : 235
Data de nascimento : 09/01/1978
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 46 Localização : Lisboa
Emprego/lazer : viajante
Humor : +-

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre limpeza de arma Empty Re: Dúvida sobre limpeza de arma

Mensagem por jose costa Sáb 26 Set 2015 - 11:22

boas
tenho uma beretta A 302
nunca limpei o cano da arma por dentro
desmancho mecanismo de culatra gatilho
e meto óleo spray anti-ferrugem
passo um pano e monto a arma e tá feita a limpeza
nunca tive qualquer problema de encraves ou outros

cumps,

jose costa
iniciado
iniciado

Mensagens : 280
Data de inscrição : 10/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre limpeza de arma Empty Dúvida sobre limpeza de arma

Mensagem por Pedro M. Dom 27 Set 2015 - 23:27

Muito obrigado pelas vossas respostas.

Desculpem só responder agora, mas tenho andado um pouco ocupado.

Cumprimentos a todos.
Pedro M.

Pedro M.
iniciado
iniciado

Mensagens : 4
Data de nascimento : 13/03/1992
Data de inscrição : 16/09/2015
Idade : 32 Localização : Zona norte
Emprego/lazer : estudante
Humor : bom

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre limpeza de arma Empty Re: Dúvida sobre limpeza de arma

Mensagem por luis cruz Seg 28 Set 2015 - 17:44

Sempre as ordens
luis cruz
luis cruz
Fundador
Fundador

Mensagens : 6239
Data de nascimento : 20/09/1985
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 38 Localização : lisboa
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre limpeza de arma Empty Re: Dúvida sobre limpeza de arma

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos