CaçaPesca&Amigos
bem vindo ao caçapesca&amigos, participa neste grupo de amigos, a tua opinião é importante para crescer-mos juntos, na caça,na pesca e no dia a dia, e o mais importante diverte-te com amigos.

faz a tua apresentação, para poderes ver o fórum por completo.... e poderes participar





cumprimentos

equipa caçapesca&amigos

Participe do fórum, é rápido e fácil

CaçaPesca&Amigos
bem vindo ao caçapesca&amigos, participa neste grupo de amigos, a tua opinião é importante para crescer-mos juntos, na caça,na pesca e no dia a dia, e o mais importante diverte-te com amigos.

faz a tua apresentação, para poderes ver o fórum por completo.... e poderes participar





cumprimentos

equipa caçapesca&amigos
CaçaPesca&Amigos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares

+3
m.f
L.Agostinho
António Nascimento
7 participantes

Ir para baixo

CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares Empty CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares

Mensagem por António Nascimento Sáb 4 Jan 2014 - 12:37

Miguel Sousa Tavares que como se sabe para além de escritor é  comentador televisivo é advogado  e certamente terá outros interesses e ocupações  é também um caçador,  publicou este texto na edição do jornal Expresso de  9 de Outubro de 2009 que com a devida vénia transcrevo:


Dantes, aos primeiros sinais de Outono, eu entrava em depressão. Mais do que a chegada do Outono, o que me deprimia era o fim do Verão, pois que sempre fui devoto dessa verdade enunciada por Rilke: "só o Verão vale a pena". Imaginar um longo ano pela frente sem as praias e os banhos de mar, sem as noites quentes nos terraços e pátios, as noites em que o luar atravessa a sombra dos pinheiros e vem pousar no chão do quarto onde dormimos de janela aberta, a maresia trazida pelo vento de sueste nas manhãs marítimas, as frutas de Verão nos mercados, o peixe fresco brilhando ainda com luminosidades de prata, as vozes que se transmitem ao longe, dobrando esquinas e ruelas do que resta dos nossos souks em aldeias ou até em Lisboa, tudo isso, imaginar um ano inteiro sem tudo isso, deixava-me irremediavelmente triste e desamparado, como se as marés de equinócio tivessem varrido todas as possibilidades de alegria, todos os dias felizes. Se o Verão morria assim, eu morria também com ele, de cada vez.
Mas, há uns anos, tudo mudou. Alguns amigos começaram a levar-me à caça e eu descobri que, além do mar, também havia a terra, e depois do Verão havia o Outono: foi uma descoberta tardia, mas decisiva, como se tivesse descoberto uma quinta estação do ano e, mais do que isso, um novo pretexto para a felicidade. Rapidamente tomei a minha decisão e resolvi tornar-me caçador. Comecei pelo princípio, passo por passo, e são muitos: as aulas e o exame para obtenção da carta de caçador, aprendendo coisas para mim inteiramente desconhecidas, como o ciclo de vida e hábitos dos animais, modalidades de caça, princípios de balística, como criar e treinar cães de caça, etc.; depois, atravessei todo o imenso processo burocrático para a concessão de licença de porte de arma, escolhi as armas (que ainda hoje são as mesmas), experimentei vários tipos e marcas de cartuchos até perceber com quais me dava melhor e fiz um mínimo de aulas de tiro; finalmente, experimentei dois cães - um tão bom, que mo roubaram, o outro tão mau que foi dispensado e hoje é um urbano-depressivo, cheio de doenças e tiques de personalidade.
Muito embora o campo não me fosse propriamente estranho, eu não sabia como eram os campos de caça. Não fazia ideia do mundo novo, primordial e deslumbrante, que iria encontrar. Não imaginava as manhãs de geada ou de orvalho suspenso nos arbustos e nos ramos das árvores, as manhãs de frio polar ou as de chuva e lama, onde nos enterramos até à alma e maldizemos a decisão de ter saído da cama - que logo depois bendizemos, assim que os primeiros raios de sol rompem as nuvens e o frio ou que a primeira peça de caça tomba no chão. Não imaginava as longas caminhadas por cabeços ou planícies, por leitos secos de rios ou através da água, o cheiro a esteva e a giesta, ou as longas emboscadas, atento a todos os ruídos, ao simples agitar de uma folha, adivinhando a presença próxima dos animais antes de os ver. As esperas silenciosas à beira de um riacho, molhando a cara na água cristalina, aproveitando para colher poejos ou beldroegas tardias, aproveitando para pensar na vida, no essencial, no que verdadeiramente importa. A sós, com os três maiores luxos que um homem pode ter: espaço, tempo e silêncio. Porque aqui não há multidões nem urbanizações turísticas, não há pressa nem vozearia de conversas inúteis.
E não sabia que os 'selvagens dos caçadores' (que os há, como em tudo o resto), também conseguem, outras vezes, reunir um grupo de amigos que tudo pode separar à partida, mas que finalmente se encontram unidos por essa paixão primitiva e talvez inexplicável da caça. Gosto especialmente dos jantares que antecedem as manhãs de caça, das conversas soltas e sem pressa, das anedotas que dão a volta e regressam no final da época. Há quem imagine que as conversas dos caçadores são sobre futebol, mulheres e política. Pois lamento desiludi-los: são sobre armas, cartuchos, cães, viagens, o estado dos campos e das culturas e as memórias antigas de 'lances' de caça, umas vezes inventadas, outras reais, que cada um guarda consigo e a que só a um outro caçador vale a pena contar. E gosto muito das pequenas pensões ou hotéizinhos manhosos de província, onde se joga cartas à lareira do salão (a inevitável 'sueca') e onde os quartos têm pesados armários antigos de madeira e uma casa de banho 'moderna' enxertada no meio do quarto, com o polibã para poupar espaço. Gosto de passar em revista e preparar todo o 'material' de véspera: verificar se as armas estão bem limpas, se os cartuchos escolhidos são os melhores para o que se vai caçar, se a roupa e tudo o resto estão preparados para não perder tempo de manhã, em que cada minuto conta. E depois é tentar adormecer cedo - o que nem sempre é fácil, porque a adrenalina e a excitação já começam a fazer-se sentir. E, se o sono vier cedo, hei-de adormecer feliz, pensando que no dia seguinte vou à caça, enquanto tantos outros, lá na cidade, vão gastar a noite e a madrugada em bares, discotecas, festas e concertos onde se atropelam para atrair as atenções dos fotógrafos das revistas sociais. E,quando eles, se calhar, ainda nem vão no primeiro sono, já eu estou sentado à mesa (trôpego de sono, é verdade) para algum extraordinário pequeno-almoço, como, por exemplo, açorda alentejana com ovo e bacalhau.
"Ah", dirão vocês agora, "e o prazer sádico em matar animais - disso não fala?". Falo sim, para dizer que não existe tal coisa como o prazer de matar. Existe, sim, o prazer de acertar, que é uma consequência lógica do prazer de atirar. Nenhum caçador gosta de errar o tiro ou, pior ainda, de errar parcialmente e deixar um animal ferido, em vez de morto redondo. É por isso que a ética exige que, no caso da caça grossa, que pode resistir muito tempo a um ferimento, o caçador vá atrás da peça ferida até lhe poder dar o chamado tiro de misericórdia. E é por isso, também, que nenhum caçador que se preze atira a uma ave que não esteja em voo ou a um coelho ou uma lebre que não esteja em corrida. Claro que há caçadores que o fazem, mas eu não caço com eles e os meus amigos também não. Também não caçamos o que não comemos e fazemos questão de saber cozinhar uma canja de pombo, uma perdiz de escabeche ou um arroz de tordos. E de nos sentarmos todos à mesa, terminada a 'jornada', e ficarmos à conversa pela noite adentro, moídos de cansaço e de felicidade tranquila, de bem com a consciência, de bem com a natureza e as suas leis, em paz contra as imperfeições do mundo, as suas falsidades e fúteis aparências.
E se me deu para escrever este texto é, não só porque abriu a época de caça, mas também por outras duas razões. Uma, porque amanhã, diz a lei, é 'período de reflexão' e eu mantenho a tradição de não falar de política antes de eleições. Outra, porque a caça é um grande tema de reflexão e uma grande escola de vida e de valores - de companheirismo, de fairplay, de conhecimento e respeito pela natureza, de paciência, persistência, de reaprendizagem de coisas primordiais e evidentes por si mesmas. E, por isso, antes que a multidão politicamente correcta da nova doutrina urbana e 'civilizacional' queira julgar como selvagens a caça e os caçadores, ou mesmo bani-los face à lei, convinha que a sua arrogante ignorância ficasse a saber que falam do que não sabem e não percebem, e que, para infelicidade sua, jamais entenderão.


António Nascimento
Moderador
Moderador

Mensagens : 1657
Data de nascimento : 29/01/1952
Data de inscrição : 17/07/2013
Idade : 72 Localização : Amadora
Emprego/lazer : Desempregado
Humor : Com altos e baixos como tudo na vida...

Ir para o topo Ir para baixo

CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares Empty Re: CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares

Mensagem por L.Agostinho Sáb 4 Jan 2014 - 12:42

CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares 3774956652  CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares 3774956652  CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares 3774956652  CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares 3774956652

 É um Homem do Norte carago !!!
L.Agostinho
L.Agostinho
Fundador
Fundador

Mensagens : 2372
Data de nascimento : 08/01/1976
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 48 Localização : Moita do Boi - Louriçal
Emprego/lazer : Caça , Amigos , Convivio e Natureza
Humor : No Red Line

Ir para o topo Ir para baixo

CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares Empty Re: CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares

Mensagem por m.f Sáb 4 Jan 2014 - 13:49

UM DOS POUCOS QUE DEFENDE OS CAÇADORES....  cheers  
m.f
m.f
Membro Sénior
Membro Sénior

Mensagens : 3965
Data de nascimento : 14/01/1971
Data de inscrição : 11/07/2013
Idade : 53 Localização : sintra
Emprego/lazer : caça e pesca
Humor : 9,9

Ir para o topo Ir para baixo

CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares Empty Re: CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares

Mensagem por jviana Sáb 4 Jan 2014 - 14:40

CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares 3774956652   CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares 3774956652   CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares 3774956652  Alem de tudo o resto e cacador
jviana
jviana
Fundador
Fundador

Mensagens : 1406
Data de nascimento : 07/03/1974
Data de inscrição : 08/07/2013
Idade : 50 Localização : Lisboa
Emprego/lazer : Eletromecanico de frio
Humor : Bom, as vezes mau

Ir para o topo Ir para baixo

CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares Empty Re: CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares

Mensagem por luis cruz Sáb 4 Jan 2014 - 16:21

eu ja tinha publicado este texto aqui no forum, e para mim deve ser o único politico que defende a caça
luis cruz
luis cruz
Fundador
Fundador

Mensagens : 6239
Data de nascimento : 20/09/1985
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 38 Localização : lisboa
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares Empty Re: CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares

Mensagem por L.Agostinho Sáb 4 Jan 2014 - 17:53

Ele é contra os politicos , a favor da caça e caçadores e claro do FCP ...
L.Agostinho
L.Agostinho
Fundador
Fundador

Mensagens : 2372
Data de nascimento : 08/01/1976
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 48 Localização : Moita do Boi - Louriçal
Emprego/lazer : Caça , Amigos , Convivio e Natureza
Humor : No Red Line

Ir para o topo Ir para baixo

CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares Empty Re: CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares

Mensagem por António Nascimento Sáb 4 Jan 2014 - 19:27

Luis nao sabia q tinhas colocado este texto. Se soubesse nao tinha eu colocado. Podes apagar o topico se quiseres e dar destaque ao texto no teu topico

António Nascimento
Moderador
Moderador

Mensagens : 1657
Data de nascimento : 29/01/1952
Data de inscrição : 17/07/2013
Idade : 72 Localização : Amadora
Emprego/lazer : Desempregado
Humor : Com altos e baixos como tudo na vida...

Ir para o topo Ir para baixo

CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares Empty Re: CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares

Mensagem por luis cruz Sáb 4 Jan 2014 - 19:30

nao amigo nada disso, ja o puz logo no inicio do forum, deixe estar este que esta muito bem amigo...

continue companheiro
luis cruz
luis cruz
Fundador
Fundador

Mensagens : 6239
Data de nascimento : 20/09/1985
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 38 Localização : lisboa
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares Empty Re: CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares

Mensagem por joão paulo Dom 5 Jan 2014 - 10:52

muito honestamente ele só fala o que o povo quer ouvir mas depois faz o contrario
joão paulo
joão paulo
colaborador
colaborador

Mensagens : 2407
Data de nascimento : 23/06/1970
Data de inscrição : 14/11/2013
Idade : 53 Localização : massamá
Emprego/lazer : caça & pesca
Humor : Muito bom

Ir para o topo Ir para baixo

CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares Empty Re: CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares

Mensagem por luis cruz Dom 5 Jan 2014 - 20:52

isso ja é outra conversa joao paulo
luis cruz
luis cruz
Fundador
Fundador

Mensagens : 6239
Data de nascimento : 20/09/1985
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 38 Localização : lisboa
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares Empty Re: CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares

Mensagem por m.f Seg 6 Jan 2014 - 8:21

PESSOAL APESAR DE FAZER O QUE QUER QUE SEJA É UM DOS QUE NOS DEFENDE CONTRA TODOS POR ISSO ACHO EU QUE MERECE O NOSSO APOIO SENÃO O TIVER PARA QUÊ ANDAR A PERDER O SEU TEMPO!!!!
m.f
m.f
Membro Sénior
Membro Sénior

Mensagens : 3965
Data de nascimento : 14/01/1971
Data de inscrição : 11/07/2013
Idade : 53 Localização : sintra
Emprego/lazer : caça e pesca
Humor : 9,9

Ir para o topo Ir para baixo

CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares Empty Re: CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares

Mensagem por bruno fernandes Qui 16 Jan 2014 - 21:35

Tambem acho!
bruno fernandes
bruno fernandes
iniciado
iniciado

Mensagens : 33
Data de nascimento : 16/01/1992
Data de inscrição : 23/12/2013
Idade : 32 Localização : Viana do Castelo
Emprego/lazer : Hotelaria
Humor : Sempre Bem Disposto e Prestável

Ir para o topo Ir para baixo

CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares Empty Re: CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares

Mensagem por m.f Sex 17 Jan 2014 - 8:25

temos de começar a unir as nossas forças se formos uns contra os outros não vamos a lado nenhum...  cheers 
m.f
m.f
Membro Sénior
Membro Sénior

Mensagens : 3965
Data de nascimento : 14/01/1971
Data de inscrição : 11/07/2013
Idade : 53 Localização : sintra
Emprego/lazer : caça e pesca
Humor : 9,9

Ir para o topo Ir para baixo

CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares Empty Re: CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares

Mensagem por joão paulo Sex 17 Jan 2014 - 10:40

MF nisso tens razão mas há sempre quem fique nos cafés, nós os portugas somos assim comodistas
joão paulo
joão paulo
colaborador
colaborador

Mensagens : 2407
Data de nascimento : 23/06/1970
Data de inscrição : 14/11/2013
Idade : 53 Localização : massamá
Emprego/lazer : caça & pesca
Humor : Muito bom

Ir para o topo Ir para baixo

CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares Empty Re: CAÇADORES texto de Miguel de Sousa Tavares

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos