CaçaPesca&Amigos
bem vindo ao caçapesca&amigos, participa neste grupo de amigos, a tua opinião é importante para crescer-mos juntos, na caça,na pesca e no dia a dia, e o mais importante diverte-te com amigos.

faz a tua apresentação, para poderes ver o fórum por completo.... e poderes participar





cumprimentos

equipa caçapesca&amigos

Participe do fórum, é rápido e fácil

CaçaPesca&Amigos
bem vindo ao caçapesca&amigos, participa neste grupo de amigos, a tua opinião é importante para crescer-mos juntos, na caça,na pesca e no dia a dia, e o mais importante diverte-te com amigos.

faz a tua apresentação, para poderes ver o fórum por completo.... e poderes participar





cumprimentos

equipa caçapesca&amigos
CaçaPesca&Amigos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Beagle O pequeno

+3
L.Agostinho
jviana
luis cruz
7 participantes

Ir para baixo

O Beagle  O pequeno  Empty O Beagle O pequeno

Mensagem por luis cruz Ter 9 Jul 2013 - 19:25

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


História

O Beagle é um ScentHound de pequena estatura, tradicionalmente utilizado na caça à lebre. A designação Beagle surgiu na Inglaterra no século XIV e era empregue para designar qualquer cão de levante e corso de pequena estatura. A origem da palavra Beagle não é consensual e são apontadas ligações a diferentes línguas: begueule em francês, que significa “garganta aberta”, beag em galês que significa “pequeno” ou ainda begele em alemão que significa “chamar à atenção”.

A verdade é que as características mais marcantes do Beagle são a sua pequena estatura e o seu ladrar sonante e harmonioso que usa sem reserva para alertar o caçador.

Sabe-se que alguns governantes da Inglaterra tinham Beagles de pequena estatura que ficaram conhecidos como “Beagles de bolso”. Eduardo II, Henrique VI e a Rainha Isabel, que reinaram entre os séculos XIV, XV e XVI mantinham matilhas de Beagles com as quais saiam para caçar.

Devido à sua pequena estatura, o Beagle não conseguia acompanhar o cavalo e era por isso transportado nas selas para depois ser largado no local onde entrava em acção. Também foi muito utilizado em caçadas a pé, que ficariam conhecidas como beagling.

Apesar de a palavra “Beagle” nos levar apenas até ao século XIV, existem ainda outros registos escritos, tais como o do grego Xenofonte, que descrevem cães caçadores de lebres utilizados em caçadas a pé, já no século V a.C. Existem contudo, outra teorias que defendem que o Beagle tal como hoje o conhecemos resultou do cruzamento entre o Harrier e o outros Hounds ingleses.

No início do século XIX, fez-se um esforço para tipificar a raça e eventualmente redigir um estalão. Mas como os caçadores procuraram um cão sobretudo funcional, as diferenças de tamanho eram bastantes, ao ponto de serem definidos quatro intervalos de altura para um tão pequeno cão. O estalão da raça foi esboçado pelo Beagle Club, formado em Inglaterra em 1890, com o objectivo de divulgar esta raça que estava agora ameaçada de extinção. No ano seguinte, juntou-se a esta luta uma nova associação recém-formada a Association of Masters of Harriers and Beagles. Nessa altura, os exemplares em Inglaterra escasseavam, mas em apenas 10 anos os esforços conjuntos das associações conseguiram duplicar o número de matilhas existentes, de 18 em 1887 para 44 em 1902.

Na viragem do século XIX, começaram a realizar-se exposições regulares de Beagles que se mantiveram até ao início da Primeira Guerra Mundial. Tal como a maioria das raças europeias, as guerras ameaçaram seriamente a sua sobrevivência. O número de registos ganhou força entre as duas grandes guerras, para depois voltar a descer com o início da Segunda Guerra Mundial. Seria necessário esperar pelo fim desta para que o Beagle pudesse novamente conhecer alguma popularidade na Inglaterra. Curiosamente, esta raça foi sempre mais popular nos Estados Unidos da América do que no seu país de origem. Do outro lado do Atlântico, o primeiro registo de um Beagle data de 1885. Três anos mais tarde já tinha sido formado o clube da raça com o respectivo estalão.

Apesar de ser um caçador nato de lebres, o Beagle era também usado para seguir os rasto a codornizes e faisões. Na caça, desempenhava um bom trabalho quer em grupo quer sozinho. Mais recentemente, as suas capacidades olfactivas têm sido utilizadas na detecção de tráfico de estupefacientes e contrabando. Mas talvez o seu maior uso seja como cão de companhia, sobretudo nos Estados Unidos da América onde figura no Top Ten das raças mais populares no país ao longo do século XX.


Temperamento
O Beagle é um cão alegre, de espírito vivo e brincalhão. É uma óptima companhia para crianças, um dos melhores cães para os mais pequenos, pois mostra-se bastante paciente perante os seus abusos.

São cães de matilha, que gostam de dividir a casa com outros cães. Já com outros animais mais pequenos é necessário alguma precaução, pois os seus instintos de caça afloram quando vêem gatos, coelhos, entre outros. Se for socializado desde pequeno pode conviver com eles, mas é sempre necessária supervisão quando estão juntos.

O Beagle é um bom cão para donos inexperientes pois têm um grau baixo de dominância. São bons cães de alerta devido à voz grave e sonante que usam em alerta de estranhos. Os caçadores apreciam especialmente a profundidade da sua voz, mas se deixar este cão sozinho em casa, os vizinhos podem não apreciá-la. O Beagle é bastante apegado à família e não gosta de ficar sozinho. Neste caso, o melhor é arranjar-lhe companhia.

Treino
Como scenthound, é difícil de treinar. Para além de ser teimoso, o Beagle está mais empenhados em seguir as pistas que lhes parecem interessantes do que as indicações do dono. Por esta razão, não lhes deve ser permitido andar no exterior sem trela, pois distraem-se com rastos e cheiros e podem acabar perdidos.

Isto não quer dizer que não sejam inteligentes. De facto aprendem de forma rápida e quando o dono consegue captar a atenção do cão, são obedientes. Mas aborrecem-se facilmente com treinos repetitivos e qualquer distracção é suficiente para captar a atenção de um Beagle. A melhor forma de o ensinar é recorrer a comida. Peças de fruta são boas guloseimas para presentear o cão quando executa um comando.

Exercício
O Beagle é um cão de caça e por isso é bastante enérgico, sempre pronto para brincar ou seguir uma pista. O Beagle pode ser mantido num apartamento, mas, idealmente, deveria ter acesso a um jardim onde poderia correr. Como é bastante activo em casa, uma caminhada diária a bom ritmo, acompanhada de brincadeiras, é suficiente para manter o cão em forma.

O exercício é bastante importante para esta raça, não só devido à necessidade de gastar energias, mas também devido à tendência que tem para engordar.

Descrição
O Beagle é um cão de estatura pequena, mas de corpo musculoso e ágil. Mede entre 33 e 40 cm e possui um olfacto notável, que lhe permite perseguir a presa com grande vivacidade e resistência.

Tem um crânio levemente convexo e uma cabeça quadrada, mas não grosseira. O focinho é de comprimento médio e pouco pontiagudo, com um nariz preto de narinas largas. O stop é bem definido. Os olhos são castanhos e de expressão viva e inteligente. O pescoço é comprido e forte terminando num peito largo e robusto. As orelhas são compridas e pendentes.

Possui umas coxas musculosas, pés redondos e fortes e uma excelente velocidade, conferindo-lhe excelentes características para a caça. A cauda está na linha do dorso e é mantida alta dando um aspecto alegre e dinâmico ao cão.

O pêlo é curto e denso, funcionando como um manto impermeável. Todas as cores dos hound são aceites, exceptuando cor de fígado.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Saúde
O Beagle tem um esperança média de vida relativamente longa. Contudo, existem algumas doenças com particular incidência na raça. Epilepsia, problemas cardíacos e oculares são comuns.

As orelhas pendentes necessitam de ser limpas regularmente como prevenção de otites.

O Beagle tem alguma tendência a engordar se não for suficientemente exercitado. O excesso de peso provoca problemas nas articulações e costas.

O Beagle não exige muitos cuidados com o pêlo. Uma escovagem semanal permite-lhe manter a pelagem limpa. Esta raça larga bastante pêlo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por luis cruz em Qui 8 Ago 2013 - 20:04, editado 1 vez(es)
luis cruz
luis cruz
Fundador
Fundador

Mensagens : 6239
Data de nascimento : 20/09/1985
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 38 Localização : lisboa
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

O Beagle  O pequeno  Empty Re: O Beagle O pequeno

Mensagem por jviana Qua 10 Jul 2013 - 22:19

Sao muito giros principalmente os tricolores, mas nao sao caes para a caça que eu pratico, caço aos coelhos uma ou duas vezes por epoca
jviana
jviana
Fundador
Fundador

Mensagens : 1406
Data de nascimento : 07/03/1974
Data de inscrição : 08/07/2013
Idade : 50 Localização : Lisboa
Emprego/lazer : Eletromecanico de frio
Humor : Bom, as vezes mau

Ir para o topo Ir para baixo

O Beagle  O pequeno  Empty Re: O Beagle O pequeno

Mensagem por luis cruz Sex 20 Set 2013 - 12:16

mais opiniões sobre esta raça?
luis cruz
luis cruz
Fundador
Fundador

Mensagens : 6239
Data de nascimento : 20/09/1985
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 38 Localização : lisboa
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

O Beagle  O pequeno  Empty Re: O Beagle O pequeno

Mensagem por L.Agostinho Sex 20 Set 2013 - 22:29

Tenho duas cadelas desta raça , uma com 11 Anos e a outra com quase 2 Anos .

 Na caça ao coelho são cães que nunca dão por perdido um coelho , ha quem não goste

desta raça por latirem muito , eu discordo , adoro ouvir aqueles latidos , os meus latem só

no rasto muito fresco e quando vão a seguir o coelho . Tambem dizem que são muito lentos ,

isso depende de cão para cão , podem não ter a velocidade de um podengo , mas tem um

nariz exelente e isso pode compensar e muito ...

 Todas as raças tem cães bons e maus , depende de cão para cão e do sangue da raça , dos

treinos ,da maneira de caçar de cada um de nós e da ZC . Um cão que para mim é exelente

para o ´´Zé ´´ pode não valer nada ...
L.Agostinho
L.Agostinho
Fundador
Fundador

Mensagens : 2372
Data de nascimento : 08/01/1976
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 48 Localização : Moita do Boi - Louriçal
Emprego/lazer : Caça , Amigos , Convivio e Natureza
Humor : No Red Line

Ir para o topo Ir para baixo

O Beagle  O pequeno  Empty Re: O Beagle O pequeno

Mensagem por gonçalo Seg 14 Out 2013 - 12:12

eu não troco a minha cadela por nenhuma. e como disse o amigo luís tudo depende de cão para cão mas e fantástico ouvi-los a latir

gonçalo
iniciado
iniciado

Mensagens : 328
Data de nascimento : 05/02/1985
Data de inscrição : 10/10/2013
Idade : 39 Localização : coimbra
Emprego/lazer : socio
Humor : sempre bem disposto

Ir para o topo Ir para baixo

O Beagle  O pequeno  Empty Re: O Beagle O pequeno

Mensagem por luis cruz Seg 14 Out 2013 - 12:50

nunca ouvi eles latirem
luis cruz
luis cruz
Fundador
Fundador

Mensagens : 6239
Data de nascimento : 20/09/1985
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 38 Localização : lisboa
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

O Beagle  O pequeno  Empty Re: O Beagle O pequeno

Mensagem por gonçalo Seg 14 Out 2013 - 13:48

um dia destes quem sabe não os vai ouvir

gonçalo
iniciado
iniciado

Mensagens : 328
Data de nascimento : 05/02/1985
Data de inscrição : 10/10/2013
Idade : 39 Localização : coimbra
Emprego/lazer : socio
Humor : sempre bem disposto

Ir para o topo Ir para baixo

O Beagle  O pequeno  Empty Re: O Beagle O pequeno

Mensagem por m.f Seg 14 Out 2013 - 14:06

O Beagle  O pequeno  2576516714 O Beagle  O pequeno  1071539565
m.f
m.f
Membro Sénior
Membro Sénior

Mensagens : 3965
Data de nascimento : 14/01/1971
Data de inscrição : 11/07/2013
Idade : 53 Localização : sintra
Emprego/lazer : caça e pesca
Humor : 9,9

Ir para o topo Ir para baixo

O Beagle  O pequeno  Empty Re: O Beagle O pequeno

Mensagem por António Nascimento Seg 14 Out 2013 - 14:36

era o cão que gostava de ter e ainda não perdi a esperança de ter um 
Acho imensa graça aquele "nariz empinado"  aquele andar importante.... à inglesa e ao facto de serem assim com o ar para o "despassarado"...
Nunca vi nenhum a caçar, ao vivo,  mas se o amigo Gonçalo um dia vier ter com o ppl a estas bandas ou se nós formos para aí vou ver.

Luis....ehehehehe: O Beagle  O pequeno  1071539565   miaauuuuuu... lol!


Última edição por António Nascimento em Seg 14 Out 2013 - 14:58, editado 2 vez(es)

António Nascimento
Moderador
Moderador

Mensagens : 1657
Data de nascimento : 29/01/1952
Data de inscrição : 17/07/2013
Idade : 72 Localização : Amadora
Emprego/lazer : Desempregado
Humor : Com altos e baixos como tudo na vida...

Ir para o topo Ir para baixo

O Beagle  O pequeno  Empty Re: O Beagle O pequeno

Mensagem por m.f Seg 14 Out 2013 - 14:40

O Beagle  O pequeno  1763596521 O Beagle  O pequeno  1763596521
m.f
m.f
Membro Sénior
Membro Sénior

Mensagens : 3965
Data de nascimento : 14/01/1971
Data de inscrição : 11/07/2013
Idade : 53 Localização : sintra
Emprego/lazer : caça e pesca
Humor : 9,9

Ir para o topo Ir para baixo

O Beagle  O pequeno  Empty Re: O Beagle O pequeno

Mensagem por gonçalo Seg 14 Out 2013 - 14:57

terei todo o gosto em lhe mostrar os cães

gonçalo
iniciado
iniciado

Mensagens : 328
Data de nascimento : 05/02/1985
Data de inscrição : 10/10/2013
Idade : 39 Localização : coimbra
Emprego/lazer : socio
Humor : sempre bem disposto

Ir para o topo Ir para baixo

O Beagle  O pequeno  Empty Re: O Beagle O pequeno

Mensagem por António Nascimento Seg 14 Out 2013 - 15:04

obrigado amigo Gonçalo terei mto prazer

António Nascimento
Moderador
Moderador

Mensagens : 1657
Data de nascimento : 29/01/1952
Data de inscrição : 17/07/2013
Idade : 72 Localização : Amadora
Emprego/lazer : Desempregado
Humor : Com altos e baixos como tudo na vida...

Ir para o topo Ir para baixo

O Beagle  O pequeno  Empty Re: O Beagle O pequeno

Mensagem por m.f Sex 1 Nov 2013 - 9:58

cheers O Beagle  O pequeno  2578194845 cheers
m.f
m.f
Membro Sénior
Membro Sénior

Mensagens : 3965
Data de nascimento : 14/01/1971
Data de inscrição : 11/07/2013
Idade : 53 Localização : sintra
Emprego/lazer : caça e pesca
Humor : 9,9

Ir para o topo Ir para baixo

O Beagle  O pequeno  Empty Re: O Beagle O pequeno

Mensagem por Diogo Fernandes Qua 13 Nov 2013 - 15:41

Quando pega no rasto,trabalha o coelho como poucos cães de coelhos,e quando liga as sirenes,auauauauau...é daqueles cães que num futuro próximo a meu ver todo o caçador de coelhos tem que ter um no mínimo,porque os coelhos são tão poucos que um, com o pequeno beagle vai dar para brincar,porque quando ele pega é à séria.

Diogo Fernandes
iniciado
iniciado

Mensagens : 19
Data de nascimento : 16/12/1982
Data de inscrição : 11/11/2013
Idade : 41 Localização : Loures
Emprego/lazer : CAÇA
Humor : MUITo

Ir para o topo Ir para baixo

O Beagle  O pequeno  Empty Re: O Beagle O pequeno

Mensagem por L.Agostinho Qua 13 Nov 2013 - 16:58

Diogo Fernandes escreveu:Quando pega no rasto,trabalha o coelho como poucos cães de coelhos,e quando liga as sirenes,auauauauau...é daqueles cães que num futuro próximo a meu ver todo o caçador de coelhos tem que ter um no mínimo,porque os coelhos são tão poucos que um, com o pequeno beagle vai dar para brincar,porque quando ele pega é à séria.
 Eu diria cães de rasto em geral ...
L.Agostinho
L.Agostinho
Fundador
Fundador

Mensagens : 2372
Data de nascimento : 08/01/1976
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 48 Localização : Moita do Boi - Louriçal
Emprego/lazer : Caça , Amigos , Convivio e Natureza
Humor : No Red Line

Ir para o topo Ir para baixo

O Beagle  O pequeno  Empty Re: O Beagle O pequeno

Mensagem por gonçalo Qua 13 Nov 2013 - 17:08

concordo.
Em geral qualquer cão de rasto quando pega e a serio

gonçalo
iniciado
iniciado

Mensagens : 328
Data de nascimento : 05/02/1985
Data de inscrição : 10/10/2013
Idade : 39 Localização : coimbra
Emprego/lazer : socio
Humor : sempre bem disposto

Ir para o topo Ir para baixo

O Beagle  O pequeno  Empty Re: O Beagle O pequeno

Mensagem por m.f Qui 14 Nov 2013 - 8:52

GOSTO DE VER SIM....
m.f
m.f
Membro Sénior
Membro Sénior

Mensagens : 3965
Data de nascimento : 14/01/1971
Data de inscrição : 11/07/2013
Idade : 53 Localização : sintra
Emprego/lazer : caça e pesca
Humor : 9,9

Ir para o topo Ir para baixo

O Beagle  O pequeno  Empty Re: O Beagle O pequeno

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos