CaçaPesca&Amigos
bem vindo ao caçapesca&amigos, participa neste grupo de amigos, a tua opinião é importante para crescer-mos juntos, na caça,na pesca e no dia a dia, e o mais importante diverte-te com amigos.

faz a tua apresentação, para poderes ver o fórum por completo.... e poderes participar





cumprimentos

equipa caçapesca&amigos

Participe do fórum, é rápido e fácil

CaçaPesca&Amigos
bem vindo ao caçapesca&amigos, participa neste grupo de amigos, a tua opinião é importante para crescer-mos juntos, na caça,na pesca e no dia a dia, e o mais importante diverte-te com amigos.

faz a tua apresentação, para poderes ver o fórum por completo.... e poderes participar





cumprimentos

equipa caçapesca&amigos
CaçaPesca&Amigos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

+8
j.henriques
josue santos costa
Antonio Campos
António Nascimento
luis cruz
joão paulo
aderito
perazi
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor     sera assim???? Empty Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

Mensagem por perazi Qui 1 maio 2014 - 17:38

A escolha e utilização dos cartuchos na caça menor são sempre motivo de discussões apaixonadas que animam as nossas tertúlias. Porém há pontos concordantes, permitindo ao caçador estabelecer se não regras, pelo menos um conjunto de noções práticas.


Diferentes cartuchos utilizados...
fracos resultados!

Aí está outra época de caça geral, pelo que aqui trago este tema! Muitos compram os cartuchos que o armeiro aconselha ou porque vêem os outros usar, e até o que calha. Uns usam o mesmo para tudo, outros variam consoante o que há, aquilo que acertam e até por razões de publicidade, ostentação ou “moda”! Eu sou dos que acham que cada caso é um caso e um caçador deve preencher cuidadosamente o seu cinturão na véspera e meter no bornal uma caixa de cartuchos diferentes, prevenindo outras situações.

A mim ainda me dá um gozo enorme na véspera da saída, escolher os cartuchos e arrumá-los na cartucheira, prevendo o que vou encontrar, conforme o terreno e a vegetação, que espécies poderei encontrar e abater, como se vai desenrolar a caçada, e gosto de ir preparado. È começar a caçar desde logo!

Ora antes de mais, todos devíamos saber e com verdade, sem nos enganarmos a nós mesmos, qual a classe de atirador a que pertencemos:

Fraco – do tipo, é o que calha…

Médio – do género, tenho dias… mas consciente.

Bom - matamos com regularidade e sabemos porquê.

Superior – daqueles que matam sempre bem!

A maioria dos caçadores pura e simplesmente não tem a noção do que realmente são como atiradores! Tudo começa aí… depois muda-se de arma e de cartuchos como se muda de cuecas, nunca nos fazemos a eles e nunca percebemos ao certo o que se passa. Só conhecendo-nos como atiradores podemos fazer as melhores escolhas!

Um caso frequente
Uma história exemplar:
Ao terceiro dia de caça consecutivo, numa turística em Espanha, onde foi a convite, o Alberto, com a arma do costume, viu e atirou tanta caça que se lhe acabaram os cartuchos, sendo-lhe fornecidos uns da marca “olhocierto". Matou bem e com regularidade. “È pá, g’andas cartuchos! Estes é que são… nunca mais quero outros!" Pensou ufano, e a primeira coisa que fez quando regressou, foi comprar em segredo uma valente provisão deles… agora é que a malta ia ver!

Para estar fora e na caça quase uma semana, houvera delicadas negociações familiares e o Alberto teve de ceder dois fins-de-semana para ir de visita a uma prima da mulher e outro para ir aos anos duma sobrinha desta, que isto a vida de caçador nem sempre é fácil! Passadas duas semanas sem atirar, lá vai ele com o pessoal do costume, a quem já alardeou os feitos lá na Espanha e os cartuchos “que vócezes vão a ver!". Está cheio de si… porém ao final do dia matou o que era costume – pouco - e o pessoal é só gozar e desforrar-se da inveja que a ida à Espanha causou e da prosápia do Alberto.



Desgostoso o Alberto maldiz os cartuchos: - "Isto se calhar, são diferentes… eles mudaram as cargas... os outros foram comprados lá na Espanha, aldrabões!". Depois põe-se a olhar para a arma... se calhar o defeito está na arma… deve ser isso, deve! E tira medidas, encara-a e torna a encarar... pensa já em trocá-la por uma igual à nova do Belmiro que se fartou de matar, com 61,73 cm de cano e almas de 5 e 7/3 e 25 décimas, que ele nem sabe o que significa mas decorou e garante ser o melhor que existe…

Ora digam lá a quantos isto não sucedeu já? ou quantas vezes a tal assistimos? Quantos Albertos não foram capazes de perceber que ao terceiro dia consecutivo, a atirar bastante, “lhe apanharam o jeito”, ao que arma e cartuchos foram estranhos? E que depois o perderam por falta de continuidade?

A nossa capacidade melhora com o tempo, com os tiros e muito com a assiduidade, como depois se perde com idade. Há que escolher choques, arma e cartuchos em conformidade quer com essa realidade quer com aquilo a que vamos e como vamos caçar! Porém chegar a conclusões não é nada fácil nem linear, leva tempo e muito experimentar.

Não nos serve copiar outros sem critério, há sim que nos conhecermos e saber também reconhecer os outros… nunca me passaria pela cabeça imitar o “Pocinhas” que mata perdizes como poucos com as suas cargas pessoais de chumbo 4 e o faz com uma regularidade que me levam antes a tentar perceber e a aprender, certo de que estou perante um atirador muito superior, com quem não me posso comparar – e o seu filho João já vai na mesma… é cada bigode! Logo o que eles usam não me serve e não é por o copiar que passaria a matar melhor.


As 32 gramas são a carga padrão
para o calibre 12

Recordo-me sim do que me aconselhava o Sr. João Acabado, sobre o meu caso em que era aconselhável usar choques moderados e cargas equilibradas de 32-34 g, que provavelmente é o caso duma grande maioria! Tentarei portanto recolher e reunir neste artigo, algumas ideias que auxiliem a algum colega que ande mais “perdido”, ressalvando sempre que o que digo me serve a mim, mas não significa ser a melhor nem a última opinião!

Breves noções
A carga padrão do calibre 12, situa-se nas 32 gramas de chumbo, com uma tolerância de + 2 e – 2 gramas, ou seja entre 30 e 34 g, que todavia mantêm o seu equilíbrio! A chumbada não é uma roda plana como sugere a superfície de impacto num papel, onde se vê um círculo! A carga de chumbo, logo no cartucho tem a forma de um cilindro, depois viaja no cano e a seguir livremente no ar, a diferentes velocidades e se espalha, pelo que acabará por ter a forma de um cone em que o vértice corresponde ao meio e a aba, ou borda do círculo, viaja atrasada em relação ao meio. Ou seja ficam espaços por pode passar uma peça!

As espingardas não chumbam todas igualmente, embora haja com certeza uma standartização, mas a qualidade e portanto fabrico dos canos tem influência. Há que testar a arma que vamos usar e experimentar os cartuchos numa chapa! O comprimento dos canos, com as modernas pólvoras, tem a ver com a facilidade em apontar, e não com o compor da bagada.

Num tiro em que seja preciso encarar e apontar rapidamente é vantajoso um cano curto, já num tiro largo e com grande desconto é melhor um comprido. As cargas ditas fortes, porque maior quantidade de chumbo, como 36 gramas, têm a vantagem de encher melhor o espaço da bagada. Mas, sofrendo um maior efeito dispersante, alargam e acabam por deixar claros no preenchimento desse espaço. Isto se compõe usando canos mais fechados ou chocados, mas claro com duas obrigações; uma é atirar mais longe para não desfazer a peça, e outra, o termos habilidade para isso.

Portanto, cargas fortes, de 36 g e daí para cima, são para tiros largos e atiradores muito bons! Uma carga forte (mais peso de chumbo) produz um tiro mais lento, o que se reflecte nos descontos a dar. Uma carga mais leve (menos peso de chumbo) produz um tiro mais rápido e portanto atenua a questão dos descontos que não estão ao alcance de todos. Mas dentro do limite ou terá um efeito altamente dispersante!

As cargas fortes, dão maior coice, influindo no atirador e no resultado do tiro, logo atenção ao peso da arma que deve ser equilibrado, sendo uma vantagem o uso de semi-automáticas que amortecem a explosão e o recuo.

A carga standard do calibre, para um mesmo número do chumbo, é em teoria, a que melhor enche o espaço da bagada ou tem uma mais uniforme distribuição dos chumbos. Para chumbo mais grosso podemos aumentar a carga, pois sendo mais grosso, tem na mesma gramagem menos bagos, o que provoca os tais claros.


Os utilizadores de semi-automáticas
recorrem muitas vezes às cargas fortes.

Para chumbo mais miúdo devemos diminuir a carga, ou se provoca a dispersão. Isto é uma consideração teórica, desde que usando sempre a mesma a arma e choques. Não esquecer que o estrangulamento dos canos, a distância e até as temperaturas do dia (provocando variação nas pressões) têm influência no tiro. O chumbo mais grosso mata mais longe por ter mais poder derrubante e pedir um número de bagos menor do que o miúdo para ter efeito letal.

Há uma eterna discussão entre Alemães e Ingleses, uns defendem ser necessários 3 bagos para matar uma peça e os outros 5! Para uma lebre, 3 bagos de chumbo 8 parece-me curto e para um tordo certamente que não são precisos 5 bagos de chumbo 5!

Embora pareça preciosismo, há vantagem em usar 2 cartuchos de chumbos diferentes em dois tiros à mesma peça, exemplos, o clássico 7 no cano direito e 6 no esquerdo, para uma perdiz saltada que se afasta.

É atirada perto com chumbo mais miúdo, numa carga que usa bem a dispersão e a leveza no choque mais aberto, permitindo depois fazer a emenda com uma carga mais forte, à peça que se afasta, usando o choque mais estrangulado.


As espingardas de 2 canos permitem-nos “jogar”
um pouco mais com as munições.

O inverso para uma batida, em que se atira a uma peça que entra, primeiro com o cano mais estrangulado, e depois mais perto, com o cano mais aberto. (Daí a razão de as armas de dois canos terem normalmente estrangulamentos diferentes em cada cano e as de monogatilho terem um selector de tiro que permite escolher o cano com que se vai atirar).

O habitual cartucho com dispersor no cano direito para o coelho que salta aos pés e dentro do mato e o cartucho normal no cano esquerdo, para a emenda mais afastada ou um tiro para a limpa.

Bons tiros, cautela e boas caçadas… calhando nos encontraremos no campo!

Os cartuchos dispersores são
regra na caça ao coelho!



Em teoria podemos então resumir:

- Carga standard no calibre 12, são 32 g de chumbo com tolerância de +2 ou –2.

- Tiro perto = choque aberto e gramagem standard.

- Tiro largo = choque fechado e mais gramagem.

- Mais gramagem = tiro mais lento mas menos claros.

- Menos gramagem = mais velocidade, maior dispersão, mais claros.

- Mais gramagem = maior coice e vice-versa.

- Confirma-se o clássico quadro seguinte sobre a relação do número do chumbo e das cargas nos cartuchos com peças:

Codornizes – Chumbo 10 ou 9, com 28 ou 30 g.

Narcejas – Chumbo 9 ou 8, com 30 ou 32 g.

Tordos – Chumbo 8 ou 7 ½, com 30 a 32 g.

Rolas – Chumbo 8, 7 ½ ou 7 com 30 a 32 g.

Pombos – Variando com as distâncias e choques, há quem utilize do 7 ao 4.

Verifica-se uma nítida preferência pelo nº 6 ou 5, com 34 a 36 g.

Perdizes – Há duas realidades distintas:

Bravas – chumbo 7 e 6 são os indicados, com 34 ou 36 g!

Postas – chumbo 7 ½ e 7 com 32 g!

Galinhola – 7 ½ ou 7 com 32 g.

Patos – Consoante distâncias e choques, os locais e hora, usam-se desde o 7 ao 4!

O mais comum é o chumbo 6 e 5 com 34 ou 36 g. Altos, o nº 4 e 36 ou mais

gramas.

Lebre - Ideal o chumbo 6 ou 5 com 34 a 36 g.

Coelhos - Há um consenso no chumbo 6 e 32 g. Com ou sem dispersor!

Definindo o “cartucho que dá para tudo” sem dúvida chumbo nº 7 com 32 gramas!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
perazi
perazi
iniciado
iniciado

Mensagens : 95
Data de nascimento : 02/05/1977
Data de inscrição : 17/10/2013
Idade : 47 Localização : cadaval
Emprego/lazer : agricultor
Humor : algum

Ir para o topo Ir para baixo

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor     sera assim???? Empty Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

Mensagem por aderito Qui 1 maio 2014 - 23:32

Grande post.
É assim mesmo peraziiiiiiiiiiiii
aderito
aderito
Administrador
Administrador

Mensagens : 564
Data de nascimento : 14/08/1978
Data de inscrição : 10/07/2013
Idade : 45 Localização : cadaval
Emprego/lazer : varios
Humor : razoavel

Ir para o topo Ir para baixo

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor     sera assim???? Empty Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

Mensagem por joão paulo Sex 2 maio 2014 - 13:03

perazi tu numa semi-automática também podes controlar as distancias com a seleção dos cartuchos mas como todos sabem o estrangulamento do cano é sempre o mesmo e tens um contra desperdiças sempre o 1º tiro
EX: se tiveres a caçar aos coelhos e sair uma perdiz larga desperdiças sempre o 1º tiro
joão paulo
joão paulo
colaborador
colaborador

Mensagens : 2407
Data de nascimento : 23/06/1970
Data de inscrição : 14/11/2013
Idade : 53 Localização : massamá
Emprego/lazer : caça & pesca
Humor : Muito bom

Ir para o topo Ir para baixo

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor     sera assim???? Empty Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

Mensagem por luis cruz Sex 2 maio 2014 - 13:38

hum grande post
luis cruz
luis cruz
Fundador
Fundador

Mensagens : 6239
Data de nascimento : 20/09/1985
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 38 Localização : lisboa
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor     sera assim???? Empty Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

Mensagem por António Nascimento Sex 2 maio 2014 - 18:46

Excelente tópico
 Very Happy 

"A nossa capacidade melhora com o tempo, com os tiros e muito com a assiduidade, como depois se perde com idade. Há que escolher choques, arma e cartuchos em conformidade quer com essa realidade quer com aquilo a que vamos e como vamos caçar! Porém chegar a conclusões não é nada fácil nem linear, leva tempo e muito experimentar."


E eu que o diga amigo Perazi...  a idade, o afastamento a falta de tiros está a deixar marca.
Enfim ... Very Happy  

António Nascimento
Moderador
Moderador

Mensagens : 1657
Data de nascimento : 29/01/1952
Data de inscrição : 17/07/2013
Idade : 72 Localização : Amadora
Emprego/lazer : Desempregado
Humor : Com altos e baixos como tudo na vida...

Ir para o topo Ir para baixo

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor     sera assim???? Empty Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

Mensagem por Antonio Campos Sex 2 maio 2014 - 18:55

Nascimento, muito bem, nada a acrescentar

Antonio Campos
iniciado
iniciado

Mensagens : 373
Data de nascimento : 21/06/1943
Data de inscrição : 18/07/2013
Idade : 80 Localização : Peniche
Emprego/lazer : Técnico de Contas
Humor : péssimo

Ir para o topo Ir para baixo

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor     sera assim???? Empty Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

Mensagem por josue santos costa Sex 2 maio 2014 - 21:07

perazi escreveu:A escolha e utilização dos cartuchos na caça menor são sempre motivo de discussões apaixonadas que animam as nossas tertúlias. Porém há pontos concordantes, permitindo ao caçador estabelecer se não regras, pelo menos um conjunto de noções práticas.


Diferentes cartuchos utilizados...
fracos resultados!

Aí está outra época de caça geral, pelo que aqui trago este tema! Muitos compram os cartuchos que o armeiro aconselha ou porque vêem os outros usar, e até o que calha. Uns usam o mesmo para tudo, outros variam consoante o que há, aquilo que acertam e até por razões de publicidade, ostentação ou “moda”! Eu sou dos que acham que cada caso é um caso e um caçador deve preencher cuidadosamente o seu cinturão na véspera e meter no bornal uma caixa de cartuchos diferentes, prevenindo outras situações.

A mim ainda me dá um gozo enorme na véspera da saída, escolher os cartuchos e arrumá-los na cartucheira, prevendo o que vou encontrar, conforme o terreno e a vegetação, que espécies poderei encontrar e abater, como se vai desenrolar a caçada, e gosto de ir preparado. È começar a caçar desde logo!

Ora antes de mais, todos devíamos saber e com verdade, sem nos enganarmos a nós mesmos, qual a classe de atirador a que pertencemos:

Fraco – do tipo, é o que calha…

Médio – do género, tenho dias… mas consciente.

Bom - matamos com regularidade e sabemos porquê.

Superior – daqueles que matam sempre bem!

A maioria dos caçadores pura e simplesmente não tem a noção do que realmente são como atiradores! Tudo começa aí… depois muda-se de arma e de cartuchos como se muda de cuecas, nunca nos fazemos a eles e nunca percebemos ao certo o que se passa. Só conhecendo-nos como atiradores podemos fazer as melhores escolhas!

Um caso frequente
Uma história exemplar:
Ao terceiro dia de caça consecutivo, numa turística em Espanha, onde foi a convite, o Alberto, com a arma do costume, viu e atirou tanta caça que se lhe acabaram os cartuchos, sendo-lhe fornecidos uns da marca “olhocierto". Matou bem e com regularidade. “È pá, g’andas cartuchos! Estes é que são… nunca mais quero outros!" Pensou ufano, e a primeira coisa que fez quando regressou, foi comprar em segredo uma valente provisão deles… agora é que a malta ia ver!

Para estar fora e na caça quase uma semana, houvera delicadas negociações familiares e o Alberto teve de ceder dois fins-de-semana para ir de visita a uma prima da mulher e outro para ir aos anos duma sobrinha desta, que isto a vida de caçador nem sempre é fácil! Passadas duas semanas sem atirar, lá vai ele com o pessoal do costume, a quem já alardeou os feitos lá na Espanha e os cartuchos “que vócezes vão a ver!". Está cheio de si… porém ao final do dia matou o que era costume – pouco - e o pessoal é só gozar e desforrar-se da inveja que a ida à Espanha causou e da prosápia do Alberto.



Desgostoso o Alberto maldiz os cartuchos: - "Isto se calhar, são diferentes… eles mudaram as cargas... os outros foram comprados lá na Espanha, aldrabões!". Depois põe-se a olhar para a arma... se calhar o defeito está na arma… deve ser isso, deve! E tira medidas, encara-a e torna a encarar... pensa já em trocá-la por uma igual à nova do Belmiro que se fartou de matar, com 61,73 cm de cano e almas de 5 e 7/3 e 25 décimas, que ele nem sabe o que significa mas decorou e garante ser o melhor que existe…

Ora digam lá a quantos isto não sucedeu já? ou quantas vezes a tal assistimos? Quantos Albertos não foram capazes de perceber que ao terceiro dia consecutivo, a atirar bastante, “lhe apanharam o jeito”, ao que arma e cartuchos foram estranhos? E que depois o perderam por falta de continuidade?

A nossa capacidade melhora com o tempo, com os tiros e muito com a assiduidade, como depois se perde com idade. Há que escolher choques, arma e cartuchos em conformidade quer com essa realidade quer com aquilo a que vamos e como vamos caçar! Porém chegar a conclusões não é nada fácil nem linear, leva tempo e muito experimentar.

Não nos serve copiar outros sem critério, há sim que nos conhecermos e saber também reconhecer os outros… nunca me passaria pela cabeça imitar o “Pocinhas” que mata perdizes como poucos com as suas cargas pessoais de chumbo 4 e o faz com uma regularidade que me levam antes a tentar perceber e a aprender, certo de que estou perante um atirador muito superior, com quem não me posso comparar – e o seu filho João já vai na mesma… é cada bigode! Logo o que eles usam não me serve e não é por o copiar que passaria a matar melhor.


As 32 gramas são a carga padrão
para o calibre 12

Recordo-me sim do que me aconselhava o Sr. João Acabado, sobre o meu caso em que era aconselhável usar choques moderados e cargas equilibradas de 32-34 g, que provavelmente é o caso duma grande maioria! Tentarei portanto recolher e reunir neste artigo, algumas ideias que auxiliem a algum colega que ande mais “perdido”, ressalvando sempre que o que digo me serve a mim, mas não significa ser a melhor nem a última opinião!

Breves noções
A carga padrão do calibre 12, situa-se nas 32 gramas de chumbo, com uma tolerância de + 2 e – 2 gramas, ou seja entre 30 e 34 g, que todavia mantêm o seu equilíbrio! A chumbada não é uma roda plana como sugere a superfície de impacto num papel, onde se vê um círculo! A carga de chumbo, logo no cartucho tem a forma de um cilindro, depois viaja no cano e a seguir livremente no ar, a diferentes velocidades e se espalha, pelo que acabará por ter a forma de um cone em que o vértice corresponde ao meio e a aba, ou borda do círculo, viaja atrasada em relação ao meio. Ou seja ficam espaços por pode passar uma peça!

As espingardas não chumbam todas igualmente, embora haja com certeza uma standartização, mas a qualidade e portanto fabrico dos canos tem influência. Há que testar a arma que vamos usar e experimentar os cartuchos numa chapa! O comprimento dos canos, com as modernas pólvoras, tem a ver com a facilidade em apontar, e não com o compor da bagada.

Num tiro em que seja preciso encarar e apontar rapidamente é vantajoso um cano curto, já num tiro largo e com grande desconto é melhor um comprido. As cargas ditas fortes, porque maior quantidade de chumbo, como 36 gramas, têm a vantagem de encher melhor o espaço da bagada. Mas, sofrendo um maior efeito dispersante, alargam e acabam por deixar claros no preenchimento desse espaço. Isto se compõe usando canos mais fechados ou chocados, mas claro com duas obrigações; uma é atirar mais longe para não desfazer a peça, e outra, o termos habilidade para isso.

Portanto, cargas fortes, de 36 g e daí para cima, são para tiros largos e atiradores muito bons! Uma carga forte (mais peso de chumbo) produz um tiro mais lento, o que se reflecte nos descontos a dar. Uma carga mais leve (menos peso de chumbo) produz um tiro mais rápido e portanto atenua a questão dos descontos que não estão ao alcance de todos. Mas dentro do limite ou terá um efeito altamente dispersante!

As cargas fortes, dão maior coice, influindo no atirador e no resultado do tiro, logo atenção ao peso da arma que deve ser equilibrado, sendo uma vantagem o uso de semi-automáticas que amortecem a explosão e o recuo.

A carga standard do calibre, para um mesmo número do chumbo, é em teoria, a que melhor enche o espaço da bagada ou tem uma mais uniforme distribuição dos chumbos. Para chumbo mais grosso podemos aumentar a carga, pois sendo mais grosso, tem na mesma gramagem menos bagos, o que provoca os tais claros.


Os utilizadores de semi-automáticas
recorrem muitas vezes às cargas fortes.

Para chumbo mais miúdo devemos diminuir a carga, ou se provoca a dispersão. Isto é uma consideração teórica, desde que usando sempre a mesma a arma e choques. Não esquecer que o estrangulamento dos canos, a distância e até as temperaturas do dia (provocando variação nas pressões) têm influência no tiro. O chumbo mais grosso mata mais longe por ter mais poder derrubante e pedir um número de bagos menor do que o miúdo para ter efeito letal.

Há uma eterna discussão entre Alemães e Ingleses, uns defendem ser necessários 3 bagos para matar uma peça e os outros 5! Para uma lebre, 3 bagos de chumbo 8 parece-me curto e para um tordo certamente que não são precisos 5 bagos de chumbo 5!

Embora pareça preciosismo, há vantagem em usar 2 cartuchos de chumbos diferentes em dois tiros à mesma peça, exemplos, o clássico 7 no cano direito e 6 no esquerdo, para uma perdiz saltada que se afasta.

É atirada perto com chumbo mais miúdo, numa carga que usa bem a dispersão e a leveza no choque mais aberto, permitindo depois fazer a emenda com uma carga mais forte, à peça que se afasta, usando o choque mais estrangulado.


As espingardas de 2 canos permitem-nos “jogar”
um pouco mais com as munições.

O inverso para uma batida, em que se atira a uma peça que entra, primeiro com o cano mais estrangulado, e depois mais perto, com o cano mais aberto. (Daí a razão de as armas de dois canos terem normalmente estrangulamentos diferentes em cada cano e as de monogatilho terem um selector de tiro que permite escolher o cano com que se vai atirar).

O habitual cartucho com dispersor no cano direito para o coelho que salta aos pés e dentro do mato e o cartucho normal no cano esquerdo, para a emenda mais afastada ou um tiro para a limpa.

Bons tiros, cautela e boas caçadas… calhando nos encontraremos no campo!

Os cartuchos dispersores são
regra na caça ao coelho!



Em teoria podemos então resumir:

- Carga standard no calibre 12, são 32 g de chumbo com tolerância de +2 ou –2.

- Tiro perto = choque aberto e gramagem standard.

- Tiro largo = choque fechado e mais gramagem.

- Mais gramagem = tiro mais lento mas menos claros.

- Menos gramagem = mais velocidade, maior dispersão, mais claros.

- Mais gramagem = maior coice e vice-versa.

- Confirma-se o clássico quadro seguinte sobre a relação do número do chumbo e das cargas nos cartuchos com peças:

Codornizes – Chumbo 10 ou 9, com 28 ou 30 g.

Narcejas – Chumbo 9 ou 8, com 30 ou 32 g.

Tordos – Chumbo 8 ou 7 ½, com 30 a 32 g.

Rolas – Chumbo 8, 7 ½ ou 7 com 30 a 32 g.

Pombos – Variando com as distâncias e choques, há quem utilize do 7 ao 4.

Verifica-se uma nítida preferência pelo nº 6 ou 5, com 34 a 36 g.

Perdizes – Há duas realidades distintas:

Bravas – chumbo 7 e 6 são os indicados, com 34 ou 36 g!

Postas – chumbo 7 ½ e 7 com 32 g!

Galinhola – 7 ½ ou 7 com 32 g.

Patos – Consoante distâncias e choques, os locais e hora, usam-se desde o 7 ao 4!

O mais comum é o chumbo 6 e 5 com 34 ou 36 g. Altos, o nº 4 e 36 ou mais

gramas.

Lebre - Ideal o chumbo 6 ou 5 com 34 a 36 g.

Coelhos - Há um consenso no chumbo 6 e 32 g. Com ou sem dispersor!

Definindo o “cartucho que dá para tudo” sem dúvida chumbo nº 7 com 32 gramas!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
o que utilizo

chumbo 5/32g- lebre, coelho, perdiz , pato ,pombo,faizão

chumbo 7/32g-coderniz , rola , galinhola

chumbo 8/32g - tordo , narceja
josue santos costa
josue santos costa
iniciado
iniciado

Mensagens : 29
Data de nascimento : 25/04/1955
Data de inscrição : 17/02/2014
Idade : 69 Localização : odivelas
Emprego/lazer : desempregado
Humor : médio

Ir para o topo Ir para baixo

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor     sera assim???? Empty Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

Mensagem por j.henriques Seg 28 Jul 2014 - 22:35

agora sim vejo que este perazi tá uma maquina!!!
um post cheio de "potencia" !!!

Agora até te apagas.
j.henriques
j.henriques
iniciado
iniciado

Mensagens : 21
Data de nascimento : 04/11/1983
Data de inscrição : 24/05/2014
Idade : 40 Localização : caldas da rainha
Emprego/lazer : peças auto
Humor : bué

Ir para o topo Ir para baixo

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor     sera assim???? Empty Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

Mensagem por António Nascimento Seg 28 Jul 2014 - 23:04

Bom post

António Nascimento
Moderador
Moderador

Mensagens : 1657
Data de nascimento : 29/01/1952
Data de inscrição : 17/07/2013
Idade : 72 Localização : Amadora
Emprego/lazer : Desempregado
Humor : Com altos e baixos como tudo na vida...

Ir para o topo Ir para baixo

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor     sera assim???? Empty Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

Mensagem por luis cruz Qui 31 Jul 2014 - 12:10

muito bom post amisgos vamos la escrever o que usamos pois um post destes merece mais atenção

geral chumbo 5 e 6 32gr ou 34gr depende da zona 

pombos 34 gr chumbo 5 e 6


rolas tordos 32 gr chumbo 7/5 e 8
luis cruz
luis cruz
Fundador
Fundador

Mensagens : 6239
Data de nascimento : 20/09/1985
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 38 Localização : lisboa
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor     sera assim???? Empty Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

Mensagem por aderito Dom 3 Ago 2014 - 15:53

Eu já me fui abastecer com estes.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
aderito
aderito
Administrador
Administrador

Mensagens : 564
Data de nascimento : 14/08/1978
Data de inscrição : 10/07/2013
Idade : 45 Localização : cadaval
Emprego/lazer : varios
Humor : razoavel

Ir para o topo Ir para baixo

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor     sera assim???? Empty Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

Mensagem por Pedro5 Dom 3 Ago 2014 - 17:15

Aderito quais as características do cartucho n8 34 gramas???
Para que caça os vais usar?
Pedro5
Pedro5
Moderador
Moderador

Mensagens : 811
Data de nascimento : 23/07/1994
Data de inscrição : 09/03/2014
Idade : 29 Localização : Casais
Emprego/lazer : Estudante
Humor : Muito bom

Ir para o topo Ir para baixo

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor     sera assim???? Empty Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

Mensagem por luis cruz Dom 3 Ago 2014 - 18:43

não conheço esses aderito
luis cruz
luis cruz
Fundador
Fundador

Mensagens : 6239
Data de nascimento : 20/09/1985
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 38 Localização : lisboa
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor     sera assim???? Empty Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

Mensagem por joão paulo Dom 3 Ago 2014 - 18:54

desconheço esses cartuchos
joão paulo
joão paulo
colaborador
colaborador

Mensagens : 2407
Data de nascimento : 23/06/1970
Data de inscrição : 14/11/2013
Idade : 53 Localização : massamá
Emprego/lazer : caça & pesca
Humor : Muito bom

Ir para o topo Ir para baixo

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor     sera assim???? Empty Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

Mensagem por luis cruz Dom 3 Ago 2014 - 18:57

mas hoje tive atirar com os cartuchos da decatlon  e gostei bastante dos tiros vou comprar 250 para as rolas e tordos
luis cruz
luis cruz
Fundador
Fundador

Mensagens : 6239
Data de nascimento : 20/09/1985
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 38 Localização : lisboa
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor     sera assim???? Empty Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

Mensagem por joão paulo Dom 3 Ago 2014 - 19:06

concordo contigo luís são uns bons tiros olha que estou admirado pela qualidade e pelo preço agora vamos lá ver com o tempo húmido
joão paulo
joão paulo
colaborador
colaborador

Mensagens : 2407
Data de nascimento : 23/06/1970
Data de inscrição : 14/11/2013
Idade : 53 Localização : massamá
Emprego/lazer : caça & pesca
Humor : Muito bom

Ir para o topo Ir para baixo

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor     sera assim???? Empty Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

Mensagem por António Nascimento Dom 3 Ago 2014 - 19:07

Luis andas a inventar...Wink mas o "mano" e que sabe...

António Nascimento
Moderador
Moderador

Mensagens : 1657
Data de nascimento : 29/01/1952
Data de inscrição : 17/07/2013
Idade : 72 Localização : Amadora
Emprego/lazer : Desempregado
Humor : Com altos e baixos como tudo na vida...

Ir para o topo Ir para baixo

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor     sera assim???? Empty Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

Mensagem por luis cruz Dom 3 Ago 2014 - 21:38

António Nascimento escreveu:Luis andas a inventar...Wink  mas o "mano" e que sabe...
nao amigo sou fiel aos jg e maionchi mas estes é para as brincadeiras e tordos pois geral so jg e maionchi se calhar
luis cruz
luis cruz
Fundador
Fundador

Mensagens : 6239
Data de nascimento : 20/09/1985
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 38 Localização : lisboa
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor     sera assim???? Empty Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

Mensagem por Antonio Correia Sex 8 Jan 2016 - 13:16

Se usar chumbo 8, 34 gr, numa semi-automática com 71 cm de cano para os tordos a 20 ou 30 metros (às vezes um pouco menos), qual o choque que devo usar ?

Antonio Correia
iniciado
iniciado

Mensagens : 7
Data de nascimento : 17/01/1953
Data de inscrição : 08/01/2016
Idade : 71 Localização : Soure
Emprego/lazer : Reformado/caça
Humor : algum

Ir para o topo Ir para baixo

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor     sera assim???? Empty Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

Mensagem por cordova Sex 8 Jan 2016 - 20:43

3* é o suficiente.

cordova
iniciado
iniciado

Mensagens : 235
Data de nascimento : 09/01/1978
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 46 Localização : Lisboa
Emprego/lazer : viajante
Humor : +-

Ir para o topo Ir para baixo

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor     sera assim???? Empty Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

Mensagem por Antonio Correia Sáb 9 Jan 2016 - 15:12

Obrigado pela resposta.
Mas... se optar por 2* ou 4* qual é a diferença ?

Antonio Correia
iniciado
iniciado

Mensagens : 7
Data de nascimento : 17/01/1953
Data de inscrição : 08/01/2016
Idade : 71 Localização : Soure
Emprego/lazer : Reformado/caça
Humor : algum

Ir para o topo Ir para baixo

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor     sera assim???? Empty Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

Mensagem por cordova Sáb 9 Jan 2016 - 23:52

As 2* , são para tentar abater além dos 30m.
As 4* , será para um tiro mais próximo.
As diferenças estarão exactamente na distancia, a que estamos à espera de encontrar as peças de caça. Ai vamos escolher o choke para cada caso... 
Também conta muito as almas do cano de cada arma, para a escolha certa do choke.

cordova
iniciado
iniciado

Mensagens : 235
Data de nascimento : 09/01/1978
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 46 Localização : Lisboa
Emprego/lazer : viajante
Humor : +-

Ir para o topo Ir para baixo

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor     sera assim???? Empty Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

Mensagem por Antonio Correia Dom 10 Jan 2016 - 15:03

Ok, entendido.
Muito obrigado.

Antonio Correia
iniciado
iniciado

Mensagens : 7
Data de nascimento : 17/01/1953
Data de inscrição : 08/01/2016
Idade : 71 Localização : Soure
Emprego/lazer : Reformado/caça
Humor : algum

Ir para o topo Ir para baixo

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor     sera assim???? Empty Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

Mensagem por Antonio Correia Dom 10 Jan 2016 - 15:07

Tenho uma ponteira de 3* que aumenta o cano em 5 cm.
Quando devo usa-la ?
Pergunto de outra maneira: com o mesmo cartucho qual é a diferença entre usar um cano mais comprido ou mais curto ?

Antonio Correia
iniciado
iniciado

Mensagens : 7
Data de nascimento : 17/01/1953
Data de inscrição : 08/01/2016
Idade : 71 Localização : Soure
Emprego/lazer : Reformado/caça
Humor : algum

Ir para o topo Ir para baixo

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor     sera assim???? Empty Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

Mensagem por cordova Dom 10 Jan 2016 - 21:50

Antonio Correia escreveu:Pergunto de outra maneira: com o mesmo cartucho qual é a diferença entre usar um cano mais comprido ou mais curto ?

Quanto maior o cano, maior a linha de mira.

cordova
iniciado
iniciado

Mensagens : 235
Data de nascimento : 09/01/1978
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 46 Localização : Lisboa
Emprego/lazer : viajante
Humor : +-

Ir para o topo Ir para baixo

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor     sera assim???? Empty Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor sera assim????

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos